Camaçari Open vai até domingo (11)

Iwwa Agência
Publicado 09/09/2011 05:09:57

A capoeira ultrapassa os limites das fronteiras e atrai mestres e alunos de diversos países para a terceira edição do Camaçari Open de Capoeira, que começou quinta-feira (08/09) e segue até domingo (11/09). Nesta sexta (09/09), segundo dia do evento, dezenas de capoeiristas se reuniram na praça Desembargador Montenegro para um “aulão” de capoeira.

O fundador da Associação Capoeira Engenho, Edvaldo dos Santos, mais conhecido como mestre Baiano, capoeirista há 55 anos, está muito contente com os resultados obtidos através da capoeira. “Ela é um instrumento social que promove disciplina. É um esporte que atrai as pessoas pela musicalidade, história e pela ginga”, define o Mestre.

O holandês Reivier Mostert pratica capoeira há oito anos e fez questão de vir ao Brasil para se reciclar e aprender um pouco mais sobre a cultura local, além de conhecer mais sobre a origem da capoeira. “Trago para minha vida as lições que aprendo nas aulas de capoeira. Praticando este esporte me sinto mais jovem”.

Para Marcos Reis, o mestre Grandão, responsável pela organização do Camaçari Open de Capoeira, o evento traz momentos de integração e intercâmbio sócio-cultural. “São quatro dias de muita troca de experiências”.

O capoeirista Roberto Dídio, apelidado de mestre Chocolate, veio da Venezuela para participar do evento. “Aqui é uma oportunidade de me atualizar, pois a capoeira também se moderniza”, explica, ao acrescentar que volta sempre à Bahia para manter a identidade cultural e lembrar a origem da capoeira.

As atividades do segundo dia do Camaçari Open de Capoeira encerraram com o grupo de capoeiristas da Associação Capoeira Engenho. A apresentação foi no SESC (Serviço Social do Comércio), em Piatã, orla de Salvador.

PROGRAMAÇÃO

Sábado (10/10), às 10h, mestres convidados de outros países fazem um passeio turístico pela orla de Camaçari. À noite, por volta das 19h, acontecem workshop, aulão e roda de capoeira na Praça da Matriz, em Vila de Abrantes.

No domingo (11/09), a festa começa a partir das 9h, com batismo e troca de graduações, além de várias apresentações folclóricas e entrega do Troféu Amigo da Capoeira, destinado a várias pessoas da comunidade de Vila de Abrantes e a empresários que contribuem com o trabalho da Associação Capoeira Engenho.

Slideshow | 5 fotos

Camaçari Open vai até domingo (11)

Mais Notícias

Camaçari é avaliada como gestão de excelência pela Firjan

Camaçari é avaliada como gestão de excelência pela Firjan

Prefeito prestigia evento da Seduc em alusão ao Dia do Professor

Prefeito prestigia evento da Seduc em alusão ao Dia do Professor

Prefeito visita Trevo da Cascalheira neste sábado (23)

Prefeito visita Trevo da Cascalheira neste sábado (23)

Pressione enter para começar a busca ou Esc para fechar a janela.