Camaçari Open reúne capoeiristas de todo Brasil

Iwwa Agência
Publicado 27/03/2009 08:03:30

A capoeira, uma mistura de dança, luta, cultura popular, música e brincadeira vem se expandindo em todo o mundo. Camaçari possui hoje mais de cinco mil praticantes e para dar mais visibilidade ao Município, começou na noite de quinta-feira (26/03), o encontro Camaçari Open de Capoeira.

O evento reúne capoeiristas e mestres de vários estados do Brasil para troca de conhecimentos e experiências. A abertura aconteceu na Associação Progresso de Vila de Abrantes.

O evento, que segue até domingo (29/03) com atividades simultâneas em Salvador, foi aberto com uma roda de capoeira e maculelê, seguido de palestra e oficina de dança afro. Participaram alunos de Jauá, Areias, Salvador, Abrantes e sede.

Para o carioca Marcelo Guimarães, 61 anos, fundador do grupo Senzala de Capoeira, o esporte ultrapassa as barreiras sociais porque engloba a arte da música, acrobacia e cultura.

De acordo com o mestre, um evento como este é da maior importância porque envolve crianças, adolescentes e adultos, dando consciência da cultura, sociabilizando-as para a união de um sentimento comum.

Há 42 anos na capoeira, o mestre Burgês, do grupo Muzenza de Niterói, disse que para ele a capoeira é um eterno aprendizado e tudo o que tem na vida deve ao esporte. “Criei minha família, fiz amigos e conheci 27 países trocando experiências. Pra mim ela é meu lar e meu oxigênio”.

Para o organizador do evento, mestre Grandão, Vila de Abrantes é um dos grandes pólos da Capoeira de Camaçari. A programação, segue nesta sexta-feira (27/03) com atividades no antigo Forte Santo Antonio, no Pelourinho, em Salvador.

Sábado (28/03) pela manhã tem passeio turístico pelas praias de Arembepe e Jauá e apresentações de capoeira para o público, na praça de Abrantes a partir das 14h.

O encontro será encerrado domingo (28/03), às 13h, no ginásio da Cidade do Saber, com a formatura de alunos, batizado e troca de graduação dos capoeiristas.

Foto: Nelinho Oliveira

Encontro foi aberto com tradicional roda de capoeira -

Mais Notícias

Último dia do Arraial da Praça Abrantes promove diversão e movimenta comércio local

Último dia do Arraial da Praça Abrantes promove diversão e moviment...

Vacinação contra Covid continua nesta segunda (4)

Vacinação contra Covid continua nesta segunda (4)

Inclusão marca 32ª Corrida 2 de Julho em Camaçari

Inclusão marca 32ª Corrida 2 de Julho em Camaçari

Pressione enter para começar a busca ou Esc para fechar a janela.

AFFPAY AFFPAY Signup AFFPAY Loginp AFFPAY Affiliates Terms AFFPAY Advertisers Terms AFFPAY Privacy Policy AFFPAY FAQ AFFPAY Contact us