Camaçari Open reúne capoeiristas de todo Brasil

Iwwa Agência
Publicado 27/03/2009 08:03:30

A capoeira, uma mistura de dança, luta, cultura popular, música e brincadeira vem se expandindo em todo o mundo. Camaçari possui hoje mais de cinco mil praticantes e para dar mais visibilidade ao Município, começou na noite de quinta-feira (26/03), o encontro Camaçari Open de Capoeira.

O evento reúne capoeiristas e mestres de vários estados do Brasil para troca de conhecimentos e experiências. A abertura aconteceu na Associação Progresso de Vila de Abrantes.

O evento, que segue até domingo (29/03) com atividades simultâneas em Salvador, foi aberto com uma roda de capoeira e maculelê, seguido de palestra e oficina de dança afro. Participaram alunos de Jauá, Areias, Salvador, Abrantes e sede.

Para o carioca Marcelo Guimarães, 61 anos, fundador do grupo Senzala de Capoeira, o esporte ultrapassa as barreiras sociais porque engloba a arte da música, acrobacia e cultura.

De acordo com o mestre, um evento como este é da maior importância porque envolve crianças, adolescentes e adultos, dando consciência da cultura, sociabilizando-as para a união de um sentimento comum.

Há 42 anos na capoeira, o mestre Burgês, do grupo Muzenza de Niterói, disse que para ele a capoeira é um eterno aprendizado e tudo o que tem na vida deve ao esporte. “Criei minha família, fiz amigos e conheci 27 países trocando experiências. Pra mim ela é meu lar e meu oxigênio”.

Para o organizador do evento, mestre Grandão, Vila de Abrantes é um dos grandes pólos da Capoeira de Camaçari. A programação, segue nesta sexta-feira (27/03) com atividades no antigo Forte Santo Antonio, no Pelourinho, em Salvador.

Sábado (28/03) pela manhã tem passeio turístico pelas praias de Arembepe e Jauá e apresentações de capoeira para o público, na praça de Abrantes a partir das 14h.

O encontro será encerrado domingo (28/03), às 13h, no ginásio da Cidade do Saber, com a formatura de alunos, batizado e troca de graduação dos capoeiristas.

Foto: Nelinho Oliveira

Encontro foi aberto com tradicional roda de capoeira -

Mais Notícias

Boletim Epidemiológico de Camaçari – 17 de setembro de 2021

Boletim Epidemiológico de Camaçari – 17 de setembro de 2021

Defesa Civil interdita imóvel por ameaça de desabamento

Defesa Civil interdita imóvel por ameaça de desabamento

Projeto

Projeto "Das Telas às Imagens" promove exposição itinerante

Pressione enter para começar a busca ou Esc para fechar a janela.