Camaçari oficializa segunda certificação Bandeira Azul nesta sexta-feira

ASCOM
Publicado 03/12/2020 10:12:21

Camaçari oficializa nesta sexta-feira (4/12), mais um importante capítulo na história do desenvolvimento econômico e turístico sustentável. É a certificação da segunda praia Bandeira Azul do município: Itacimirim. A solenidade acontece a partir das 11h, na Rua 9, com a participação do prefeito Elinaldo Araújo, da coordenadora nacional do programa, Leana Bernardi, da secretária do Turismo, Lúcia Bichara, do líder de Relações Institucionais e Comunicação da Cetrel, Luciano Fiuza e do representante do Conselho de Moradores de Itacimirim, Carlos Eduardo.

A cerimônia marca a entrega da bandeira símbolo do programa, que será hasteada para a temporada 2020/2021. Com a confirmação de Itacimirim no programa internacional, Bandeira Azul, Camaçari tornou-se o único município do Nordeste com duas certificações. “Itacimirim é uma das praias paradisíacas que possuímos e com o selo Bandeira Azul, sem dúvida que estaremos nas vitrines internacionais do turismo. Este selo, comprova que o caminho da preservação do meio ambiente com sustentabilidade é o grande diferencial.  E a Costa de Camaçari, desponta com duas das 18 praias brasileiras com este importante selo”, comemora a secretária do Turismo, Lúcia Bichara.

A titular do Turismo, destaca a importância dessa conquista para a promoção turística do município e consolidação como roteiro sustentável. “Estes selos são reflexo do projeto Costa de Camaçari, que com o apoio de toda a comunidade deu identidade às praias da cidade. Para conseguir a certificação, são avaliadas qualidade da água, segurança, serviços, turismo sustentável e responsabilidade social.  É importante ressaltar, que são 34 critérios estabelecidos pela organização e cumpridos em Guarajuba (com a renovação) e Itacimirim, que recebe o selo pela primeira vez”, explica Lucia.

A conquista dos selos é resultado de um intenso trabalho conjunto, envolvendo os moradores das localidades contempladas e a gestão municipal. Para garantir o rigoroso padrão de qualidade ambiental proposto pelo programa internacional, a comissão municipal para certificação das praias teve o apoio da Cetrel, empresa ambiental baiana com mais de 40 anos e uma das referências no setor. “A Cetrel se orgulha de ter acreditado e apoiado o projeto para certificação das praias de Itacimirim e Guarajuba desde o início”, afirma Luciano Fiuza, líder da área de Relações Institucionais e Comunicação da Cetrel.

Segundo Fiuza, o processo de análises que possibilitou a conquista da maior premiação global que pode ser creditada para uma gestão ambiental litorânea, também gerou medidores internos para monitorar a qualidade das praias e garantir que os locais oferecem condições adequadas para os frequentadores. “Essa análise é extremamente importante, porque por meio dela é possível criar ações que garantam a proteção da saúde dos banhistas, além de promover o equilíbrio ecológico e a melhoria na qualidade de vida e bem-estar da comunidade”, conclui. A Cetrel realizou a análise das águas das duas praias, avaliando os parâmetros microbiológicos e físico-químico pH.

As parcerias, visibilidade internacional da Costa de Camaçari e investimentos para formação técnica e amparo do trade turístico, fazem parte da estratégia adotada pelo prefeito Elinaldo Araújo, para o crescimento econômico de Camaçari e geração de renda através do Turismo.

Mais Notícias

Boletim Epidemiológico de Camaçari – 23 de Janeiro de 2021

Boletim Epidemiológico de Camaçari – 23 de Janeiro de 2021

Fábrica Eliane passará por modernização em Camaçari

Fábrica Eliane passará por modernização em Camaçari

Boletim Epidemiológico de Camaçari – 22 de Janeiro de 2021

Boletim Epidemiológico de Camaçari – 22 de Janeiro de 2021

Pressione enter para começar a busca ou Esc para fechar a janela.