Camaçari na era digital com Cidade Inteligente

Iwwa Agência
Publicado 27/02/2009 12:02:53

Em março, Camaçari vai dar mais um passo rumo à era digital com a implantação da rede da Secretaria da Educação (Seduc) que integra o projeto da Cidade Inteligente.

O contrato para aquisição dos equipamentos necessários foi assinado no final de janeiro e representa investimento na ordem de R$ 1,5 milhão. A previsão é de que o material chegue ao Município no próximo mês e a instalação dure cerca de 30 dias.

Paralelo à instalação da rede da Seduc, a Prefeitura vai realizar o processo licitatório para compra das torres de telecomunicações que permite a interligação entre os prédios públicos da sede e orla do Município.

Na primeira quinzena de março, será concluída ainda a instalação do Data Center da Prefeitura, espaço físico que abriga os equipamentos da rede proporcionando as condições técnicas para manter o bom funcionamento dos serviços contínuos de tecnologia.

O Data Center de Camaçari é o 2º maior da Região Metropolitana e vai ter um sistema de segurança de detecção de intrusos (invasores digitais que possam roubar informações ou simplesmente inserir vírus para danificar a rede).

A idéia do governo municipal é de que todas as iniciativas na área de tecnologia sejam debatidas pelo Comitê Gestor de Recursos Tecnológicos (CGRT), instituído este ano. Dessa forma, as ações deixam de ser realizadas isoladamente pelas secretarias municipais e passam a ser ações convergentes em busca da construção da Cidade Digital, batizada de Cidade Inteligente.

O comitê é um órgão consultivo, composto por representantes das secretarias de Governo, da Educação, Saúde, Administração, Desenvolvimento Urbano e Ouvidoria, que visa analisar as necessidades tecnológicas da Prefeitura.

De acordo com a Coordenação de Gestão de Tecnologia da Informação (CGI), concluído o processo de instalação das redes da Educação, Saúde e monitoramento eletrônico e das torres de telecomunicações, Camaçari terá todos os prédios públicos da sede e orla interligados via rede, o que permite a disponibilização dos serviços básicos como a matrícula eletrônica, marcação de exames e consultas e os oferecidos pelas Centrais de Atendimento ao Cidadão.

A previsão é de que os serviços estejam disponíveis no final do ano.

O projeto de Cidade Inteligente inclui ainda a implantação do projeto piloto da internet pública, a ser disponibilizada em espaços abertos da sede do Município até dezembro de 2010.

“Após a implantação, a Cidade Inteligente passa a ser um projeto contínuo de melhoramento e inserção de novos serviços e educação digital”, observa Bruno Moura, coordenador do CGI e integrante do Comitê.

AÇÕES REALIZADAS
O governo municipal realizou importantes ações para implantar a Cidade Inteligente. Bons exemplos disso são os sistemas Siga Saúde e de monitoramento da segurança pública, assim como a estruturação da conectividade das unidades de saúde e a implantação da nova rede do Centro Administrativo.

Implantado em 2006, o Siga Saúde promove a ligação entre as unidades de saúde, Central de Regulação, Central de Cadastramento do Cartão SUS, Secretaria e a rede particular credenciada para promover a integração da informação, o que permite a marcação descentralizada e facilita o diagnostico através do histórico do paciente disponível via rede em qualquer unidade municipal que dê entrada.

Através do monitoramento eletrônico 24 horas, implantado em 2008 pela Prefeitura, a polícia tem conseguido combater a violência no Município. Atualmente, são 22 câmaras instaladas no centro e acessos da cidade, radiais e nas praças mais movimentadas, além das duas câmaras móveis.

No prazo de dois meses, outras 18 câmaras serão instaladas nos bairros do Phoc 1, 2 e 3. A ampliação do sistema será feita através do Programa Nacional de Segurança Pública com Cidadania (Pronasci).

Os avanços tecnológicos abrangem ainda a instalação da nova rede do Centro Administrativo que substituiu uma infra-estrutura antiga, de 18 anos, que não permitia a inter-relação entre os três prédios que compõem o Centro Administrativo.

Agora, além de interligados, os prédios contam com uma rede mais rápida, segura, com alta disponibilidade e grande capacidade de armazenamento.

Slideshow | 3 fotos

Camaçari na era digital com Cidade Inteligente

Mais Notícias

Prefeito Elinaldo entrega oficialmente a iluminação do Natal de Luz

Prefeito Elinaldo entrega oficialmente a iluminação do Natal de Luz

Boletim Epidemiológico de Camaçari – 2 de dezembro de 2021

Boletim Epidemiológico de Camaçari – 2 de dezembro de 2021

Sesau realiza Dia D da vacinação contra Covid neste sábado (4)

Sesau realiza Dia D da vacinação contra Covid neste sábado (4)

Pressione enter para começar a busca ou Esc para fechar a janela.