Camaçari já instalou 70 quilômetros de rede de esgoto

Iwwa Agência
Publicado 29/04/2009 01:04:16

O programa para implantação da rede de esgoto em Camaçari prossegue em ritmo acelerado com mais de 70 quilômetros das obras realizadas. Com uma média de 18 quilômetros de rede implantada por mês, as intervenções representam 20% dos cerca de 300 quilômetros previstos para a obra, considerada a maior e mais importante da história do Município.

Para o comerciante Alberto Góes, morador da travessa Dois de Maio, no bairro Dois de Julho, a rede de esgoto traz muitos benefícios para os moradores. “Eu tenho um restaurante aqui e com o esgotamento sanitário a higiene da rua vai melhorar bastante”.

No local, estão sendo implantadas as redes coletoras, instaladas nas ruas. Em seguida, os técnicos fazem à colocação da rede condominial, no passeio. O próximo passo é a instalação da rede intradomiciliar, que liga a residência ao passeio.

O subsecretário de Desenvolvimento Urbano, Everaldo Siqueira, chama a atenção que a rede doméstica ainda não pode ser interligada ao novo sistema. “Alguns moradores estão canalizando o esgoto das residências para a nova rede que ainda não está totalmente interligada”, diz.

Essas ligações irregulares, além de provocar transtornos para as equipes responsáveis pela instalação das redes, atrasam os trabalhos das obras de saneamento.

As obras de esgotamento na sede do Município fazem parte do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), e estão orçadas em R$ 63,7 milhões. O projeto é realizado pela Embasa, em parceria com a Prefeitura de Camaçari.

ORLA
Na orla, as intervenções estão bastante adiantadas, principalmente no distrito de Monte Gordo e em Itacimirim.

A obra abrange ainda as localidades de Guarajuba e Barra do Pojuca. A intenção da administração municipal é de estender o sistema de esgotamento para as localidades de Arembepe, Jauá e o distrito de Vila de Abrantes.

No caso de Arembepe, a Prefeitura está realizando o levantamento topográfico para, a partir de então, desenvolver o projeto e captar recursos. O objetivo é iniciar as obras até dezembro.

Por ser uma obra de grande impacto, a Prefeitura entende que eventuais transtornos possam acontecer. É necessária a ajuda e compreensão da população durante a intervenção. A administração municipal tem feito tudo para minimizar eventuais contratempos. As obras para implantação da rede de esgoto ficam prontas no próximo ano.

Mais Notícias

Vacinação contra Covid será suspensa em Camaçari nesta terça (28)

Vacinação contra Covid será suspensa em Camaçari nesta terça (28)

ISSM e Secad promovem Seminário sobre Previdência para servidores de RHs

ISSM e Secad promovem Seminário sobre Previdência para servidores d...

Abertas inscrições para cursos de qualificação profissional em Barra do Jacuípe

Abertas inscrições para cursos de qualificação profissional em Barr...

Pressione enter para começar a busca ou Esc para fechar a janela.