Camaçari investe no atendimento a saúde mental

Iwwa Agência
Publicado 30/03/2009 08:03:28

Após a conclusão das obras do Pronto-Atendimento (PA) e da Unidade Básica de Saúde (UBS) de Nova Aliança, previsto para acontecer no segundo semestre, a comunidade vai contar com mais um serviço de acompanhamento para pessoas portadoras de transtorno mental em Camaçari.

No local, serão disponibilizados dois leitos de observação com acompanhamento de um psiquiatra. A iniciativa fortalece a rede de Saúde Mental de Camaçari que já oferece acompanhamento especializado às pessoas portadoras de transtorno mental.

De acordo com Célia Baqueiro, coordenadora da Rede de Atenção de Saúde Mental do Município, a divulgação sobre os programas de saúde mental é indispensável. Ela acrescenta que é preciso desmistificar a idéia de que portadores de transtornos mentais devem viver afastados da sociedade.

CAPS
Na orla, pessoas maiores de 18 anos portadoras de transtornos mentais graves podem ser atendidas no CAPS 2 (Centro de Atenção Psicossocial), localizado em Buris de Abrantes.

A iniciativa tem feito grande diferença na vida dos usuários, pois muitos tinham dificuldade em fazer o tratamento adequado.

Inaugurado em setembro de 2007, o CAPS 2 atende, mensalmente, 200 pessoas. No local, são realizadas consultas individuais, atividades em grupo, oficinas de arte e culinária, além de acompanhamento terapêutico.

O acolhimento é feito de segunda a sexta-feira, pela manhã, por uma psicóloga, que realiza o diagnóstico. A depender do grau de transtorno, o atendimento no CAPS 2 pode acontecer de uma a cinco vezes na semana. Além do tratamento, é de extrema importância a resocialização dos indivíduos.

O CAPS 2 está localizado na avenida São Bento, s/nº, em Buris de Abrantes, e funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h.

A equipe de profissionais é formada por três psicólogos, assistente social, farmacêutico, homeopata, psiquiatra, nutricionista, enfermeiro, artista plástico, terapeuta corporal, musicoterapeuta e terapeuta ocupacional, além de auxiliares de limpeza e administrativo.

CESME
Na sede do Município, os adultos portadores de transtornos mentais contam com atendimento no Centro de Especialidade em Saúde Mental (Cesme). No local, são atendidas, mensalmente, 300 pessoas.

O Cesme, implantado em setembro de 2008, reúne duas equipes, que antes atendiam os usuários nas unidades de saúde do Parque Florestal e Piaçaveira. O atendimento é feito por psicólogos, assistentes sociais e psiquiatras.

As pessoas atendidas no Cesme contam oficinas, grupos de cidadania, atendimento individual e coletivo. O acolhimento em saúde mental acontece de segunda a sexta-feira pela manhã.

O centro de especialidade está localizado na avenida Leste, número 9, no bairro Novo Horizonte.

Mais Notícias

Boletim Epidemiológico de Camaçari – 17 de setembro de 2021

Boletim Epidemiológico de Camaçari – 17 de setembro de 2021

Defesa Civil interdita imóvel por ameaça de desabamento

Defesa Civil interdita imóvel por ameaça de desabamento

Projeto

Projeto "Das Telas às Imagens" promove exposição itinerante

Pressione enter para começar a busca ou Esc para fechar a janela.