Camaçari investe em acessos para deficientes

Iwwa Agência
Publicado 05/03/2010 11:03:41

Andar pelas ruas da cidade e executar as tarefas do dia-a-dia já é uma realidade para o cadeirante Jailson Ferreira da Silva, 41 anos. O difícil acesso às vias urbanas e equipamentos públicos deu lugar à praticidade e satisfação para quem agora pode se deslocar livremente.

Emocionado, Jailson Silva lembra das dificuldades enfrentadas para estudar, fazer pagamento de contas e resolver pendências pessoais. Ele chegou até a abandonar a escola. “Graças a Deus, encontrei condições para voltar a estudar. O meu colégio, por exemplo, ganhou rampas de acesso e sanitários adaptados para portadores de necessidades especiais. A cidade melhorou muito, com nova estrutura e equipamentos públicos. Um investimento inédito em Camaçari”, diz.

Jailson também fala satisfeito da oportunidade de participar do curso de natação na Cidade do Saber Professor Raymundo Pinheiro. “Os treinos ajudam a ocupar meu tempo e melhorar meu desempenho físico. Descobri outra alternativa de vida”, declara, ao passo que pede mais investimentos no setor de transporte, instalação de sanitários públicos nas ruas e adaptação do comércio.

A pequena Nadja Souza de Araújo, de apenas 11 anos, é um exemplo de determinação. A aluna do quarto ano não esquece do susto que passou quando, ao tentar entrar na escola, sofreu um acidente. “Antes o colégio Alberto Brandão não tinha rampa de acesso, por isso tomei uma queda, fiquei toda arranhada e machuquei bastante a cabeça. Agora, graças a Deus, com a nova rampa, sei que não vou mais me machucar”, diz a menor, que gosta, principalmente, das aulas de português e matemática.

ACESSIBILIDADE
Nos últimos cinco anos, a Prefeitura fez investimentos relevantes nas vias e equipamentos públicos de Camaçari, no intuito de atender às necessidades dos portadores de deficiência. Desde 2005, as obras de reestruturação e recuperação do sistema viário e edificações públicas obedecem à Lei nº 10.098, de 19 de dezembro de 2000, que estabelece normas gerais para a promoção da acessibilidade das pessoas portadoras de deficiência ou com mobilidade reduzida.

As praças, escolas, postos de saúde e prédios públicos são grandes exemplos desses investimentos. Hoje, a população conta com novas calçadas, rampas de acesso, corrimão, elevador com plataforma e piso sinalizado.

Dentre os locais que contam com a nova estrutura, estão a Escola Municipal Anísio Teixeira, Secretaria do Governo (Segov), Cuidar (Centro de Unidades de Apoio e Referência em Saúde), praças dos 46, Desembargador Montenegro e Abrantes, Via Acajutiba, Cidade do Saber, Unidade Básica de Saúde (UBS) da Gleba E, entre outros.

Foto: Carol Garcia

Jailson Silva se locomove pelas ruas do Município -

Mais Notícias

Camaçari é 3ª cidade da Bahia em ranking do Tesouro Nacional

Camaçari é 3ª cidade da Bahia em ranking do Tesouro Nacional

Servidores da Secult participam de capacitação entre 5 e 8 de julho

Servidores da Secult participam de capacitação entre 5 e 8 de julho

Controlador-Geral comenta aprovação das contas municipais pelo TCM

Controlador-Geral comenta aprovação das contas municipais pelo TCM

Pressione enter para começar a busca ou Esc para fechar a janela.

AFFPAY AFFPAY Signup AFFPAY Loginp AFFPAY Affiliates Terms AFFPAY Advertisers Terms AFFPAY Privacy Policy AFFPAY FAQ AFFPAY Contact us