Já está em funcionamento e disponível para o público, o Sistema de Informações Geográfica de Camaçari (SIG). O projeto, que disponibiliza dados do Município através de mapas digitais, foi apresentado nesta segunda-feira (08/06), no auditório da Prefeitura.
A ferramenta pode ser acessada no site oficial da Prefeitura, www.camacari.ba.gov.br.
O SIG é um software auto-explicativo que permite a localização, via internet, de mapas, consulta de parâmetros urbanísticos e de construção, áreas de preservação ambiental, limite dos bairros, informações sobre zoneamento ambiental. O sistema também localiza logradouros, bairros, escolas e postos de saúde.
Antes da ferramenta, o interessado em obter informações sobre uma determinada área para construção de imóvel, por exemplo, tinha que ir até a Central de Atendimento Municipal (CAM) para dá entrada no processo. Depois o documento era encaminhado à Secretaria de Desenvolvimento Urbano (Sedur) para análise.
Agora, ele pode visualizar a informação no próprio site e ter a resposta em poucos minutos, garante a coordenadora do Planejamento da Sedur, urbanista Juliana Paes.
O Sistema de Informações Geográficas de Camaçari foi desenvolvido pela Coordenação de Planejamento Urbano e pela Gerência de Geoprocessamento da Sedur, em parceria com a Coordenadoria Central de Tecnologia e Gestão da Informação (CCTGI).
No mercado de trabalho, segundo a coordenadora, o projeto custa em média de R$ 2 milhões. Para o Município, o custo foi zero, graças a capacidade técnicas da Prefeitura, informou Juliana Paes. O projeto começou a ser idealizado e confeccionado desde 2007.
Durante a apresentação do SIG, o prefeito Luiz Caetano disse que o projeto é um passo importante, já que as informações estão acessíveis à toda população, e cobrou dos secretários municipais, o apoio na gestão da ferramenta. Cada secretário deve munir os técnicos da Sedur de informações para que possamos ampliar os serviços e dados do SIG, inclusive com referências da orla, sugeriu.
O sistema ainda permite a análise de processos administrativos, a exemplo do auxilio da emissão de alvarás e certidões, definição de novas rotas de trânsito e de locais em condições ideais para construção.