Camaçari instala Sistema de Geoprocessamento

Iwwa Agência
Publicado 08/06/2009 03:06:48

Já está em funcionamento e disponível para o público, o Sistema de Informações Geográfica de Camaçari (SIG). O projeto, que disponibiliza dados do Município através de mapas digitais, foi apresentado nesta segunda-feira (08/06), no auditório da Prefeitura.

A ferramenta pode ser acessada no site oficial da Prefeitura, www.camacari.ba.gov.br.

O SIG é um software auto-explicativo que permite a localização, via internet, de mapas, consulta de parâmetros urbanísticos e de construção, áreas de preservação ambiental, limite dos bairros, informações sobre zoneamento ambiental. O sistema também localiza logradouros, bairros, escolas e postos de saúde.

Antes da ferramenta, o interessado em obter informações sobre uma determinada área para construção de imóvel, por exemplo, tinha que ir até a Central de Atendimento Municipal (CAM) para dá entrada no processo. Depois o documento era encaminhado à Secretaria de Desenvolvimento Urbano (Sedur) para análise.

Agora, ele pode visualizar a informação no próprio site e ter a resposta em poucos minutos, garante a coordenadora do Planejamento da Sedur, urbanista Juliana Paes.

O Sistema de Informações Geográficas de Camaçari foi desenvolvido pela Coordenação de Planejamento Urbano e pela Gerência de Geoprocessamento da Sedur, em parceria com a Coordenadoria Central de Tecnologia e Gestão da Informação (CCTGI).

No mercado de trabalho, segundo a coordenadora, o projeto custa em média de R$ 2 milhões. “Para o Município, o custo foi zero, graças a capacidade técnicas da Prefeitura”, informou Juliana Paes. O projeto começou a ser idealizado e confeccionado desde 2007.

Durante a apresentação do SIG, o prefeito Luiz Caetano disse que o projeto é um passo importante, já que as informações estão acessíveis à toda população, e cobrou dos secretários municipais, o apoio na gestão da ferramenta. “Cada secretário deve munir os técnicos da Sedur de informações para que possamos ampliar os serviços e dados do SIG, inclusive com referências da orla”, sugeriu.

O sistema ainda permite a análise de processos administrativos, a exemplo do auxilio da emissão de alvarás e certidões, definição de novas rotas de trânsito e de locais em condições ideais para construção.

Slideshow | 3 fotos

Camaçari instala Sistema de Geoprocessamento

Mais Notícias

Sesau de Camaçari anuncia programação semanal da vacinação contra Covid

Sesau de Camaçari anuncia programação semanal da vacinação contra C...

Boletim Epidemiológico de Camaçari – 28 de novembro de 2021

Boletim Epidemiológico de Camaçari – 28 de novembro de 2021

Boletim Epidemiológico de Camaçari – 27 de novembro de 2021

Boletim Epidemiológico de Camaçari – 27 de novembro de 2021

Pressione enter para começar a busca ou Esc para fechar a janela.