Camaçari inicia programa de cirurgia de catarata

Iwwa Agência
Publicado 16/07/2009 03:07:10

O olhar de João Joaquim dos Santos, 73 anos, ganha um novo brilho a partir desta quinta-feira (16/07), com a cirurgia de catarata.

Para o aposentado, limitado às dependências do lar em função da doença, a cirurgia gratuita, realizada com o apoio da Prefeitura, traz outras possibilidades de vida.

“Por causa da catarata enxergo pouco. Ler, escrever, assistir televisão e andar sozinho são coisas que eu adoro e não consigo mais fazer direito. O incômodo é tão grande que até o sol me faz mal”, diz João dos Santos. Morador do bairro Parque Verde, acredita que tudo vai mudar após a cirurgia.

Outra beneficiada com o procedimento é Alzenira Souza Vasconcelos, que divide com a família a felicidade em voltar a costurar. Satisfeita, a aposentada fala do curto prazo para realização da consulta, exame e marcação da cirurgia.

“Foi muito rápido. Assim que me consultei com o médico, fiz os exames, a avaliação e agora estou pronta para a cirurgia. Vou voltar a costurar e assistir as novelas. Estou muito ansiosa e feliz com a oportunidade”, comemora.

A previsão é de que sejam realizados 40 atendimentos mensais. Somente nesta quinta-feira (16/07), foram sendo realizadas cinco cirurgias. O serviço é gratuito e garantido apenas para população de Camaçari. A prioridade no atendimento é para os casos clínicos mais graves.

Segundo Ana Cláudia Oliveira Pimentel, diretora de Auditoria, Controle, Avaliação e Regulação do Sistema Único de Saúde (SUS), as cirurgias resgatam a auto-estima dos moradores. “Através do procedimento, a Prefeitura garante a cidadania das pessoas, que ganham independência para exercício das funções”, afirma.

Para ser beneficiado, é preciso consulta com um oftalmologista credenciado pelo Município. Caso tenha indicação da cirurgia, é encaminhado para um médico cirurgião, que solicita exames pré-operatórios. Em seguida, o paciente é encaminhado a Central de Regulação do SUS para fazer a perícia.

A perícia médica é feita de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, na Central de Regulação. A cirurgia de catarata é uma iniciativa da Prefeitura de Camaçari, através da Secretaria da Saúde (Sesau).

Foto: Carol Garcia

Previsão é de atender cerca de 40 pacientes por mês -

Mais Notícias

Vacinação contra Covid segue para pessoas de 18 anos acima e segunda dose neste sábado (25)

Vacinação contra Covid segue para pessoas de 18 anos acima e segund...

Boletim Epidemiológico de Camaçari – 24 de setembro de 2021

Boletim Epidemiológico de Camaçari – 24 de setembro de 2021

Acervo de figurinos do Teatro da Cidade do Saber é disponibilizado para empréstimo

Acervo de figurinos do Teatro da Cidade do Saber é disponibilizado ...

Pressione enter para começar a busca ou Esc para fechar a janela.