Camaçari inaugura posto de atendimento da Urbis

Iwwa Agência
Publicado 20/10/2009 05:10:12

A Prefeitura de Camaçari dá início ao maior programa de regularização fundiária da Bahia. A ação, que começou em setembro pelos templos religiosos do Município, ganhou mais força nesta terça-feira (20/10), com a inauguração do Posto de Atendimento da Urbis (antiga Empresa de Habitação e Urbanização da Bahia), localizado na avenida Jorge Amado, ao lado da Secretaria de Habitação (Sehab).

O posto funciona de segunda e sexta-feira, das 9h às 17h, e prevê o atendimento diário de 60 pessoas nos próximos 45 dias. As escrituras serão entregues em 30 dias.

A iniciativa é uma parceria entre o Município, através do projeto Camaçari Legal e o governo do Estado. O objetivo é facilitar o dia-a-dia do proprietário que vai poder fazer negócios ou transações financeiras dando o imóvel como garantia.

Para ter a posse da escritura o morador deve comparecer ao local munido de cópia e original da carteira de identidade, CPF, certidão de nascimento, contrato do imóvel e termo de cessão, IPTU pago dos últimos 5 anos, declaração de quitação de débitos condominiais (reconhecido firma) e qualquer documento da Urbis que identifique o imóvel. Em caso de falecimento, separação e detentor de procuração, os interessados devem ir ao posto para saber os documentos necessários.

Inicialmente, o projeto beneficia os moradores do Ficam, Piaçaveira e Gleba E e totalizam 2.748 escrituras. Nos três bairros, apenas 50 moradias estão legalizadas.

Os próximos são as comunidades das Glebas A, B e C. Na seqüência, Parque das Mangabas, Nova Vitória, Verdes Horizontes, Fonte das Águas, em Arembepe, e Phoc’s 1, 2 e 3. As datas serão informadas posteriormente.

De acordo com o secretário de Habitação, Djalma Machado, 16 mil imóveis serão regularizados em dois anos. Do total, 6 mil são unidades da Urbis. A líder do movimento Escrituras Já, Suzana Lobo, agradeceu a Prefeitura pelo empenho. “Camaçari está feliz com mais uma conquista”, conclui.

O coordenador de atendimento da Urbis, Élio Porto, diz ser gratificante fazer parte da realização do sonho de milhares de pessoas. “Agora, as famílias terão a posse da moradia e da propriedade e vão poder fazer o que quiserem com o imóvel”.

O operador de máquinas Edmilson Nascimento Lima, 37 anos, morador do Ficam há 14 anos, agora vai poder fazer melhorias na casa. “Tentei várias vezes conseguir empréstimo para reformar a casa e desta vez tenho certeza de que vai acontecer”, diz sorrindo.

A presidente da Associação dos Moradores do Ficam, Carmem Nascimento Chaves, diz não ver a hora de ter em mãos a tão sonhada escritura. “Espero há 25 anos por esse momento. Estou feliz e orgulhosa por mais uma conquista”.

Slideshow | 2 fotos

Camaçari inaugura posto de atendimento da Urbis

Mais Notícias

Soma realiza roda de conversa em celebração ao Dia da Visibilidade Trans

Soma realiza roda de conversa em celebração ao Dia da Visibilidade ...

Seduc reúne pais e responsáveis em fórum de avaliação do PEV

Seduc reúne pais e responsáveis em fórum de avaliação do PEV

Boletim Epidemiológico de Camaçari – 28 de janeiro de 2022

Boletim Epidemiológico de Camaçari – 28 de janeiro de 2022

Pressione enter para começar a busca ou Esc para fechar a janela.