Camaçari inaugura Complexo Acrílico

Iwwa Agência
Publicado 24/11/2011 02:11:55

Durante o lançamento da pedra fundamental do Complexo Acrílico da Basf, o prefeito Luiz Caetano disse que Camaçari tem recebido importantes investimentos, graças ao trabalho realizado pela Prefeitura, governo do Estado e empresários. “Com a chegada do Complexo Acrílico, vamos consolidar as empresas de terceira geração no Município.”

No evento, realizado nesta quinta-feira (24/11), na planta da Basf, no Polo Industrial de Camaçari, foi anunciado o início da construção do Complexo para o primeiro semestre de 2012 e as atividades produtivas da unidade em 2014. O investimento é de R$ 1,3 bilhão, considerado o maior aporte da Basf em 100 anos na América do Sul. Serão gerados 1 mil empregos durante a construção do Complexo e com o início da produção 230 vagas diretas e 600 indiretas.

Na ocasião, o presidente da Braskem, Carlos Fadigas, anunciou um investimento de R$ 50 milhões na unidade de Camaçari para atender ao projeto da Basf. A Braskem será a parceira estratégica no fornecimento de matérias-primas e utilidades.  

O prefeito Caetano afirmou que o Município tem se organizado consideravelmente nos últimos anos e que se prepara para o desenvolvimento futuro. Diversos investimentos são feitos nas áreas de saúde, educação e infraestrutura para que sejam oferecidas excelentes condições na cidade.

O governador Jaques Wagner disse que a chegada da Basf marca uma nova cadeia no ciclo produtivo químico da Bahia e que outras fábricas chegarão, a exemplo da confirmada Kimberly-Clark, que utilizará a matéria-prima produzida pela Basf. Feliz por participar da iniciativa, o governador falou que o Estado é o segundo maior parque eólico do Brasil, se consolidando ainda mais com a inauguração da Alstom em Camaçari, prevista para o final deste mês.

Jaques Wagner contou que a Bahia retornou a posição de 6º lugar no PIB (Produto Interno Bruto) do Brasil. O governador falou ainda que as vias do Polo serão melhoradas, assim como a parte ferroviária.

Alfred Hackenberger, presidente da Basf na América do Sul, informou que Camaçari foi escolhida por possuir mão-de-obra qualificada e por fornecer matéria-prima (propeno) e utilidades na planta da Braskem. Ele disse que o grupo Basf está satisfeito com o investimento, que inicia uma nova era de desenvolvimento para a Bahia, para o Polo Industrial e para a população de Camaçari.

Membro da junta diretiva da Basf na sociedade européia, Stefan Marcinowiski falou que essa será a primeira fábrica de ácido acrílico e superabsorventes da América do Sul e que a data ficará na história da Basf. Stefan ainda acrescentou que a planta de Camaçari terá “a melhor e mais avançada tecnologia da Basf e que o projeto é fruto de inovação e anos de pesquisa”

O secretário de Relações Institucionais de Camaçari, Ademar Delgado, acredita que esta é mais uma oportunidade de crescimento para a cidade, com geração de emprego e renda, surgimento de novas empresas e desenvolvimento na área social. A Prefeitura vai investir ainda mais na qualificação da mão-de-obra local para que sejam oferecidos profissionais competentes.

A Basf é líder global e regional na cadeia acrílica e com o Complexo de Camaçari irá assegurar o fornecimento de matéria-prima para produtos como fraldas, químicos para a construção civil, resinas acrílicas para tintas, adesivos e tecidos. 

Também estiveram presentes no lançamento da pedra fundamental os secretários de Desenvolvimento Social, Jailce Andrade, dos Serviços Públicos, Eduardo Magalhães, do Esporte e Lazer, Ademar Lopes, e do Desenvolvimento Econômico, Hélio Cortês, além de secretários estaduais e empresários.

Slideshow | 5 fotos

Camaçari inaugura Complexo Acrílico

Mais Notícias

Vacinação contra Covid segue nesta segunda (27) e aprazados da 2ª dose para a terça (28/9) devem antecipar a vacina

Vacinação contra Covid segue nesta segunda (27) e aprazados da 2ª d...

Boletim Epidemiológico de Camaçari – 26 de setembro de 2021

Boletim Epidemiológico de Camaçari – 26 de setembro de 2021

Camaçarienses que inspiram: Edicleia Pereira Dias

Camaçarienses que inspiram: Edicleia Pereira Dias

Pressione enter para começar a busca ou Esc para fechar a janela.