Camaçari implanta primeira cidade digital do estado

Iwwa Agência
Publicado 30/12/2008 09:12:54

Camaçari sai na frente e é a primeira cidade digital da Bahia. O sistema, que democratiza o acesso à internet e torna mais eficiente a comunicação entre o cidadão e Município, já começou a ser implantado.

Na primeira etapa, prevista para terminar em março, são integrados todos os postos de saúde, escolas e prédios administrativos da sede e orla.

Na segunda fase, começa a disponibilização de serviços como IPTU (Imposto Predial e Territorial Urbano), solicitação de alvarás, pagamento de contas, retirada de segunda via e liberação da internet banda larga para a população.

A intenção é possibilitar que qualquer pessoa que tenha computador com rede sem fio, conhecida como Wi-Fi, tenha acesso a internet de alta velocidade e de graça.

Para o prefeito Luiz Caetano, um dos maiores incentivadores do programa, a internet é fundamental para o desenvolvimento. “Trata-se de uma ferramenta necessária para o gerenciamento da máquina municipal, e para que a comunidade possa adquirir mais conhecimento, estimulando a produção cultural e o crescimento do Município”.

A implantação da tecnologia ainda traz benefícios para várias áreas como educação, saúde, segurança e turismo. O sistema permite que o médico tenha acesso à ficha do paciente, em qualquer unidade de saúde, novidade que agiliza o atendimento e o diagnóstico.

O projeto cidade digital planejado e executado pela Coordenação de Gestão da Tecnologia da Informação (CGI) ainda inclui a construção de mais telecentros, capacitação de servidores e abertura de laboratórios de informática para toda comunidade.

Foto: Nelinho Oliveira

O projeto é executado e coordenado por técnicos da CGI -

Mais Notícias

Boletim Epidemiológico de Camaçari – 17 de setembro de 2021

Boletim Epidemiológico de Camaçari – 17 de setembro de 2021

Defesa Civil interdita imóvel por ameaça de desabamento

Defesa Civil interdita imóvel por ameaça de desabamento

Projeto

Projeto "Das Telas às Imagens" promove exposição itinerante

Pressione enter para começar a busca ou Esc para fechar a janela.