Camaçari acaba de ganhar a Delegacia de Transporte do Seteba (Sindicato das Empresas de Transportes Especiais da Bahia). O objetivo é proporcionar aos usuários e operadores do transporte público um melhor sistema de condução, uma vez que a delegacia fará uma fiscalização contínua em todo sistema viário.
A equipe do sindicato realiza, no primeiro momento, um estudo técnico para definir ações que atendam as necessidades locais. Após o levantamento, o usuário ou operador terá respaldo para ir até à delegacia e efetuar a queixa, que será averiguada e as partes envolvidas devidamente intimadas.
O possível infrator fica sujeito a penalidades, que será estabelecida por uma comissão julgadora, composta por três membros, podendo ou não ser integrantes da entidade. Além disso, estão previstas multas e outras repreensões, de acordo com a gravidade da infração e as normas estabelecidas no estatuto da instituição.
Com um quadro inicial composto por dois delegados e uma secretária, o sindicato e a delegacia estão funcionando temporariamente no Free Shop Ágape, na sala 6, 1º andar, centro.
MAIS EQUIPAMENTOS
Na primeira semana de agosto, um veículo e uma motocicleta serão integrados à delegacia. O objetivo é dinamizar o trabalho dos delegados no município e identificar quais as necessidades de mudança, desde itinerário, expansão, criação de linhas e carta horária que atenda satisfatoriamente a população.
Entre as novidades trazidas pela criação do sindicato em Camaçari estão a oferta de cursos de direção defensiva e de relações humanas para motoristas e cobradores, de ambos os sexos, com idade mínima de 20 anos. Os motoristas devem ser habilitados nas categorias C e D. Os interessados devem se dirigir ao Seteba, levar currículo e se inscrever. Os candidatos podem estar atuando ou não no ramo de transporte.
PROPOSTAS
O Seteba tem como propostas a implantação de um padrão de qualidade na prestação de serviços ao usuário de transporte público, sistematizar o vale transporte, modernizar frota, instalar GPS em todos os veículos de transporte alternativo, oferecer treinamento e capacitação.
O sindicato visa dar suporte técnico e estrutural na organização do sistema de transporte, integrando os mais variados segmentos e os cerca de 3 mil veículos envolvendo táxi, moto-táxi, fretamento, turismo e transporte alternativo.
O Seteba ainda pretende realizar um trabalho com associações de bairro e escolas voltadas para educação no trânsito, através de palestras de conscientização. Segundo Wellington Jesus Silva, presidente da entidade, o regulamento de transporte abarca o município inteiro. Nosso intuito é alcançar a excelência no transporte público.