Camaçari ganha três ambulâncias

Iwwa Agência
Publicado 09/05/2013 05:05:04

O SAMU (Serviço de Atendimento Médico de Urgência) 192 Regional de Camaçari foi contemplado com melhorias, que visam contribuir para que o serviço avance ainda mais no Município e nas seis cidades da micro-região atendida pelo SAMU Regional.

A cidade ganhou três novas ambulâncias, através da política de renovação da frota do Ministério da Saúde, mais o aumento no repasse dos recursos, custeados mensalmente pelo governo do Estado em cerca de R$30 mil. Os benefícios foram liberados na manhã desta quinta-feira (09/05), durante cerimônia realizada no pátio da Sesab (Secretaria Estadual da Saúde), em Salvador. Na oportunidade foram entregues 25 veículos, que beneficiarão 14 municípios baianos.  

Na avaliação do prefeito Ademar Delgado, as melhorias são frutos dos esforços conjuntos realizados pelas esferas federal, estadual e municipal, no sentido de cuidar cada vez mais da qualidade de vida da população. “Estamos avançando. Recentemente fomos contemplados com novos equipamentos para as unidades de saúde do Município e agora com as melhorias para o SAMU 192 Regional”, completou.

O governador Jaques Wagner declarou que a entrega da nova frota é motivo de orgulho para o Estado, que foi o primeiro do Brasil a receber os novos veículos com tração 4×4, próprios para serem utilizados em estradas vicinais, onde carros comuns encontram dificuldades para transitar.

Na ocasião, o secretário estadual da Saúde, Jorge Solla, informou que está em curso no Ministério da Saúde outros projetos que buscam a ampliação da cobertura do SAMU 192 e que os investimentos também irão beneficiar Camaçari.

De acordo com o secretário da Sesau (Secretaria Municipal da Saúde), Vital Vasconcelos, com o aumento do aporte de recursos a equipe de trabalho do SAMU no Município pode ser ampliada. Ainda segundo o secretário, a renovação da frota aconteceu em um momento mais que oportuno, uma vez que o SAMU 192 Regional de Camaçari servirá de referência na Copa das Confederações para o serviço no Litoral Norte e vai atender as delegações que ficarão instaladas na região.

Para tanto, será criada uma base temporária na UPA (Unidade de Pronto Atendimento) de Monte Gordo, que será adaptada para o atendimento. A intenção da Sesau é implantar uma base fixa do SAMU na orla no início do próximo ano, após a construção da estrutura física que vai abrigar a unidade no terreno ao lado da UPA de Arembepe.

Estiveram presentes na cerimônia a vice-prefeita Maria do Carmo Siqueira e os secretários do Governo, Sergio Paiva, da Fazenda, Camilo Pinto, e da Infraestrutura, Everaldo Siqueira.

SAMU 192 REGIONAL DE CAMAÇARI

Camaçari é sede da Micro-Regional do SAMU Regional, que é composta ainda pelas cidades de Dias D’Ávila, Mata de São João, Pojuca, Itanagra, Conde e São Sebastião do Passe. Cada uma recebeu uma ambulância.

Atualmente, o serviço de atendimento de urgência é realizado com o suporte de três ambulâncias, duas avançadas e uma de suporte básico, que ficam em Camaçari. No entanto, cada município que compõe a Micro-Regional do SAMU possui veículos próprios.

A chegada das novas ambulâncias contribui para o serviço realizado pelo SAMU Regional, uma vez que irão somar as outras três existentes que serão recuperadas e utilizadas como reserva técnica.

O SAMU 192 Regional de Camaçari utiliza três unidades de apoio e duas de suporte avançado. Uma delas atende preferencialmente a sede e a orla do Município e a outra serve prioritariamente aos outros seis municípios que compõem o Samu Regional.

Atualmente, o SAMU 192 Regional de Camaçari realiza cerca de 40 atendimentos por dia e conta com uma equipe multiprofissional que trabalha sob regime de plantão 24h. O serviço é ininterrupto e os profissionais se revezam em escalas de 6h, 12h ou 24h, a depender da categoria profissional.

A base do SAMU 192 dispõe de 21 médicos, 14 enfermeiros intervencionistas e um do Nep (Núcleo de Educação Permanente), 16 técnicos em enfermagem, 20 condutores socorristas, quatro operadores de rádio, dois assistentes administrativos, cinco auxiliares de serviços gerais, três vigilantes e quatro coordenadores geral, médico, administrativo e de enfermagem. 

 

Slideshow | 6 fotos

Camaçari ganha três ambulâncias

Mais Notícias

Curso prepara ambulantes e baianas de acarajé para o verão

Curso prepara ambulantes e baianas de acarajé para o verão

Membros do Conselho Gestor do Fundo de Habitação de Interesse Social tomam posse

Membros do Conselho Gestor do Fundo de Habitação de Interesse Socia...

Boletim Epidemiológico de Camaçari – 27 de outubro de 2021

Boletim Epidemiológico de Camaçari – 27 de outubro de 2021

Pressione enter para começar a busca ou Esc para fechar a janela.