Camaçari ganha reforço com novos Caps

ASCOM BOT
Publicado 15/12/2009 12:12:17

Em 2010, grandes investimentos mudam a rotina e a qualidade do atendimento na área de saúde mental em Camaçari. A implantação dos Caps (Centro de Atenção Psicossocial) tipos 3 e AD (Álcool e Drogas), além da captação de profissionais especialistas através do concurso público e a capacitação da rede de apoio aos centros, são as principais ações para o próximo ano.

Atualmente, o Município atende pacientes com transtornos mentais através do Caps 2, em Vilas de Abrantes, e o Centro de Especialidades em Saúde Mental (Cesme), na sede. O Caps 3 vai sanar uma grande deficiência, a de internamento. O espaço vai oferecer serviço 24h, todos os dias da semana.

O local vai ter um atendimento diferenciado dos hospitais psiquiátricos, com presença constante das famílias. A intenção é transformar a saúde mental no Município, com serviços cada vez mais humanos e que contribuam para o tratamento dos pacientes.

O Caps AD amplia a rede de assistência e dispõe de serviços de atenção às pessoas com algum tipo de transtorno ocasionado pelo uso de álcool ou outras drogas. Ele desenvolve atividades que vão desde o atendimento individual (medicamentoso, psicoterápico, de orientação, entre outros) até em grupo ou oficinas terapêuticas e visitas domiciliares.

O Caps AD faz parte de uma proposta intersetorial em que as Secretarias de Saúde (Sesau), de Desenvolvimento Social (Sedes) e de Educação (Seduc), além da Secretaria Nacional de Políticas sobre a Droga, ligada a Presidência da República, que na Bahia é coordenada pela Secretaria Estadual de Justiça, Cidadania e Diretos Humanos (SJCDH).

O objetivo da intersetorialidade é criar ações preventivas que reduzam os fatores de riscos e fortaleçam a rede de proteção. Para garantir a funcionalidade dos projetos, os profissionais serão capacitados.

O Centro de Atenção Psicossocial conta com acompanhamento multiprofissional composto por psicólogos, assistentes sociais, musicoterapeutas, médicos homeopatas e acunputuristas, psiquiatra, terapeutas familiares e corporais, fonoaudiólogos, nutricionistas, farmacêuticos, enfermeiros, artistas plásticos, sociólogos e técnicos em enfermagem, todos voltados para a saúde mental.

Slideshow | 2 fotos

Camaçari ganha reforço com novos Caps

Mais Notícias

Mais 1.660 doses de vacina contra Covid-19 chega a Camaçari

Mais 1.660 doses de vacina contra Covid-19 chega a Camaçari

Camaçari sedia 1ª Etapa do Campeonato Baiano de BMX

Camaçari sedia 1ª Etapa do Campeonato Baiano de BMX

Boletim Epidemiológico de Camaçari – 24 de Janeiro de 2021

Boletim Epidemiológico de Camaçari – 24 de Janeiro de 2021

Pressione enter para começar a busca ou Esc para fechar a janela.