Camaçari ganha reforço com novos Caps

Iwwa Agência
Publicado 15/12/2009 12:12:17

Em 2010, grandes investimentos mudam a rotina e a qualidade do atendimento na área de saúde mental em Camaçari. A implantação dos Caps (Centro de Atenção Psicossocial) tipos 3 e AD (Álcool e Drogas), além da captação de profissionais especialistas através do concurso público e a capacitação da rede de apoio aos centros, são as principais ações para o próximo ano.

Atualmente, o Município atende pacientes com transtornos mentais através do Caps 2, em Vilas de Abrantes, e o Centro de Especialidades em Saúde Mental (Cesme), na sede. O Caps 3 vai sanar uma grande deficiência, a de internamento. O espaço vai oferecer serviço 24h, todos os dias da semana.

O local vai ter um atendimento diferenciado dos hospitais psiquiátricos, com presença constante das famílias. A intenção é transformar a saúde mental no Município, com serviços cada vez mais humanos e que contribuam para o tratamento dos pacientes.

O Caps AD amplia a rede de assistência e dispõe de serviços de atenção às pessoas com algum tipo de transtorno ocasionado pelo uso de álcool ou outras drogas. Ele desenvolve atividades que vão desde o atendimento individual (medicamentoso, psicoterápico, de orientação, entre outros) até em grupo ou oficinas terapêuticas e visitas domiciliares.

O Caps AD faz parte de uma proposta intersetorial em que as Secretarias de Saúde (Sesau), de Desenvolvimento Social (Sedes) e de Educação (Seduc), além da Secretaria Nacional de Políticas sobre a Droga, ligada a Presidência da República, que na Bahia é coordenada pela Secretaria Estadual de Justiça, Cidadania e Diretos Humanos (SJCDH).

O objetivo da intersetorialidade é criar ações preventivas que reduzam os fatores de riscos e fortaleçam a rede de proteção. Para garantir a funcionalidade dos projetos, os profissionais serão capacitados.

O Centro de Atenção Psicossocial conta com acompanhamento multiprofissional composto por psicólogos, assistentes sociais, musicoterapeutas, médicos homeopatas e acunputuristas, psiquiatra, terapeutas familiares e corporais, fonoaudiólogos, nutricionistas, farmacêuticos, enfermeiros, artistas plásticos, sociólogos e técnicos em enfermagem, todos voltados para a saúde mental.

Slideshow | 2 fotos

Camaçari ganha reforço com novos Caps

Mais Notícias

Camaçari é avaliada como gestão de excelência pela Firjan

Camaçari é avaliada como gestão de excelência pela Firjan

Prefeito prestigia evento da Seduc em alusão ao Dia do Professor

Prefeito prestigia evento da Seduc em alusão ao Dia do Professor

Prefeito visita Trevo da Cascalheira neste sábado (23)

Prefeito visita Trevo da Cascalheira neste sábado (23)

Pressione enter para começar a busca ou Esc para fechar a janela.