Camaçari ganha Observatório

Iwwa Agência
Publicado 17/11/2014 06:11:35

O enfrentamento às discriminações e desigualdades em Camaçari, seja de cunho institucional ou interpessoal, ganha mais uma ferramenta de combate. As vítimas de racismo no Município contam, a partir desta segunda-feira (17/11), com o Observatório da Discriminação Racial.

Para o secretário da Cidadania e Inclusão, pasta responsável pela iniciativa, Fabio Pereira, o Observatório se configura como uma ação afirmativa, cujo objetivo é mapear e registrar as ocorrências de discriminação racial. “Esta é mais uma das políticas públicas implantadas no Município, que garante os direitos e fortalece o exercício da cidadania da população negra”, ressaltou.

O Observatório da Discriminação Racial atuará nos casos de discriminação aos afrodescendentes, de manifestações de intolerância, de violências veladas e, sobretudo, prestando acolhimento às vítimas.

As denúncias devem ser registradas através do e-mail pcricamacari@hotmail.com e do telefone (71) 3622-7820. Posteriormente, serão encaminhadas ao Centro Estadual de Referência Nelson Mandela, que conta com uma equipe especializada para prestar acolhimento socioassistencial, psicológico e jurídico.

Na oportunidade, a Seduc (Secretaria de Educação) sinalizou a criação da Cartilha de Superação do Racismo no Ambiente Escolar, para orientar os gestores sobre como agir, do ponto de vista legal e pedagógico, com relação aos casos de racismo na escola. A iniciativa será lançada no próximo mês.

O lançamento do Observatório da Discriminação Racial aconteceu no terraço do Edifício Mont Blanc, situado na avenida Eixo Urbano Central, nº 7, e contou com a presença de diversos representantes da sociedade civil organizada, de líderes de matriz africana e do público em geral.

A ação faz parte das atividades do Novembro Negro e integra o PCRI (Programa de Combate ao Racismo Institucional), realizado pela Secin, através da Coopir (Coordenadoria de Promoção da Igualdade Racial).

Foto: Agnaldo Silva

Lançamento do Observatório da Discriminação Racial -

Mais Notícias

Horto Florestal Linaldo da Silva reabre para visitação nesta sexta (3/12)

Horto Florestal Linaldo da Silva reabre para visitação nesta sexta ...

Secult reabre projeto Kit Cultura Popular

Secult reabre projeto Kit Cultura Popular

Prefeito Elinaldo entrega oficialmente a iluminação do Natal de Luz

Prefeito Elinaldo entrega oficialmente a iluminação do Natal de Luz

Pressione enter para começar a busca ou Esc para fechar a janela.