Camaçari ganha núcleo de especialidades em saúde

Iwwa Agência
Publicado 08/08/2008 09:08:20

Nos próximos dias, a população de Camaçari passa a contar com o Centro de Unidades de Apoio e Referência em Saúde (Cuidar), que abriga três núcleos diferenciados de atendimento à população. A previsão é de que 130 pessoas utilizem diariamente a estrutura.

No local, vão funcionar os centros de Prevenção em Oncologia (CPO) e Multiprofissional de Reabilitação Física (Cempre), mais a Unidade de Apoio e Educação às Pessoas com Doença Falciforme (Unifal). A área construída é de 800 metros quadrados.

REABILITAÇÃO
Com a implantação do Cempre, pela primeira vez o Município vai prestar atendimento especializado de reabilitação físico-funcional. O centro é voltado a pessoas com deficiência física vítimas de problemas como lesões corporal e medular, distrofias musculares, patologias degenerativas do sistema nervoso central, má formação congênita, crianças com dificuldades no crescimento, pessoas amputadas e seqüelas de politraumatismos.

As atividades desenvolvidas pelo Centro Multiprofissional de Reabilitação Física incluem consulta médica, procedimentos terapêuticos de reabilitação, acompanhamento fonaudiológico para crianças, atividades educativas em saúde, prevenção de seqüelas e orientação familiar.

A equipe é composta por mais de 25 profissionais, incluindo assistente social, fisioterapeuta, fonoaudiólogo, médico, nutricionista, psicopedagogo, psicólogo, terapeuta ocupacional, técnicos administrativos, vigilantes e profissionais de higienização.

O público poderá ser atendido pelo Cuidar de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h. O Centro de Referência funciona na rua da Rodoviária, 178, Centro. Além de Camaçari, a estrutura irá beneficiar os municípios de Dias´Ávila, Candeias, Conde, Mata de São João e Simões Filho.

ONCOLOGIA
Já as pessoas que possuem histórico de câncer na família ou alguma queixa que requer avaliação preventiva vão ter uma estrutura de assistência integrada. No Centro de Prevenção em Oncologia (CPO), serão concentrados atendimento especializado com ginecologista, urologista, mastologista, oncologista clínico e assistentes sociais, em um total de 12 profissionais.

O CPO disponibiliza mamografia, PSA (exame utilizado para detectar câncer de próstata), biopsia, psicoterapia, biopsia de mama e de próstata, cintilografia, ultra-sonografia de mama e de próstata, atividades educativas, além de exames pré-operatórios para realização de cirurgias em hospitais de referência credenciados à Secretaria Municipal da Saúde (Sesau).

O Centro de Prevenção em Oncologia também vai concentrar os serviços de suporte nutricional aos portadores de câncer vinculados ao programa municipal de complementação alimentar.

Segundo Maristela Almeida Durães, coordenadora do CPO, além de atender os pacientes já assistidos pelo Município, o centro marca consultas através do número (71) 3621-0155 ou na recepção do setor.

O paciente deve comparecer com o documento de identidade. “Hoje toda assistência em oncologia é oferecida na Policlínica de Especialidades do Centro, que registra uma média de 220 atendimentos mês”, acrescenta Maristela Almeida.

ANEMIA FALCIFORME
O Centro de Unidades de Apoio e Referência em Saúde (Cuidar) também beneficia portadores de doença falciforme. A entrega da Unidade de Apoio e Educação às Pessoas com Doença Falciforme (Unifal) garante atendimento com nutricionista, psicólogo, hematologista, farmacêutico, assistente social, orientações sobre a doença, além de cursos e palestras educativas. A equipe ganha reforço de um orientador genético, enfermeiro, assistente social, psicólogo, nutricionista, farmacêutico e instrutor de oficinas.

A construção da Unifal integra as ações do Programa Municipal de Atenção Integral às Pessoas com Doença Falciforme, desenvolvido em parceria com a Associação Camaçariense e Ministério da Saúde. Atualmente, esses pacientes são atendidos na Policlínica do Centro, com hematologista, cirurgião dentista e médico clínico.

Os recursos municipais para aquisição de alguns equipamentos e construção do Centro de Apoio e Referência em Saúde de Camaçari (Cuidar) somam cerca de R$ 510 mil. Os demais investimentos em equipamentos advêm do Fundo Nacional de Saúde e chegam a R$ 30 mil.

Foto:

Mais Notícias

Horário de visitação no Horto Florestal será modificado em dezembro

Horário de visitação no Horto Florestal será modificado em dezembro

Boletim Epidemiológico de Camaçari – 29 de novembro de 2021

Boletim Epidemiológico de Camaçari – 29 de novembro de 2021

Dia D de vacinação contra Covid acontece sábado (4/12) em Camaçari

Dia D de vacinação contra Covid acontece sábado (4/12) em Camaçari

Pressione enter para começar a busca ou Esc para fechar a janela.