Camaçari ganha novos equipamentos

Iwwa Agência
Publicado 23/05/2011 12:05:30

O projeto de revitalização do Rio Camaçari será apresentado à população do Município dentro de 30 dias e as obras devem ser iniciadas em setembro. Foi o que anunciou o prefeito Luiz Caetano, durante a cerimônia de entrega de novos equipamentos de limpeza pública, nesta segunda-feira (23/05).

Na cerimônia, o prefeito observou que os novos equipamentos vão contribuir para melhorar ainda mais a limpeza da cidade e a vida das pessoas. O gestor falou ainda da necessidade da população ter consciência sobre o descarte do entulho. “Estamos revolucionando Camaçari em todos os setores e vamos revolucionar também na limpeza pública”, afirmou Caetano.

De acordo com o secretário dos Serviços Públicos, Eduardo Magalhães, com os novos equipamentos Camaçari terá maior capacidade de armazenamento dos resíduos e vai evitar atrasos na coleta do lixo. No Município, são coletados mensalmente cerca de 7 mil toneladas de resíduos domiciliar e 5 mil toneladas de entulho. Os resíduos retirados das praias não eram mensurados porque o trabalho era realizado manualmente. 

Quanto à coleta seletiva, inicialmente os contêineres para coleta de vidro, papel, metal e plástico serão instalados nas praças públicas da sede e orla. Os demais contêineres serão colocados em locais a serem apontados pela Limpec, que desenvolve um projeto sobre o assunto.

Com a coleta seletiva, o material reciclado será encaminhado para as cooperativas que atuam no Município. A iniciativa vai aumentar a vida útil do aterro sanitário, reduzir custos e estimular a consciência ambiental nas pessoas.

Desde novembro de 2010, a limpeza pública da cidade passou a ser responsabilidade da Sesp (Secretaria dos Serviços Públicos), que realiza varrição das ruas, coleta de lixo, serviços de capinação, pintura de meio-fio, limpeza de praias, lagoas e das áreas do Município onde são realizados eventos.

Os serviços de coleta de entulho e poda de árvores são feitos através da parceria com a Limpec, responsável ainda pela administração do aterro.

EQUIPAMENTOS

Durante a cerimônia, realizada no pátio da Prefeitura, foram entregues 132 equipamentos novos, sendo 12 caminhões compactadores com capacidade de armazenamento de 15,4 metros cúbicos, três caminhões compactadores com capacidade para 6,4 metros cúbicos, dois veículos para coleta de entulho e um trator agrícola. Também foi entregue uma limpadora mecanizada e uma carreta para ser utilizada na limpeza das praias, um barco para limpeza das lagoas, um veículo para coleta seletiva, 30 contetores para depósito voluntário de resíduos e 20 conjuntos compostos por quatro contêineres, cada um.

MODERNIZAÇÃO

Os modernos caminhões vão substituir a frota antiga, aumentar a capacidade de coleta e contribuir para melhorar ainda mais a limpeza pública na cidade e as condições de trabalho dos 534 agentes de limpeza que trabalham na coleta de lixo, de entulho, varrição e capinagem e limpeza de praias e lagoas.

Os compactadores, por exemplo, têm marcha automática e acionamento automático da prensa, o que os tornam mais silenciosos. Além disso, dispõem de um sistema de reserva de chorume de fácil abertura e que evita o derrame do líquido nas ruas da cidade.  

No caso da limpadora mecanizada, além de realizar a limpeza da praia, que antes era manual, vai permitir a oxigenação da areia.

PRESENÇAS

A entrega dos novos equipamentos teve ampla participação do secretariado e dos vereadores do Município. O executivo foi representado pelos secretários da Administração, Ademar Delgado, de Governo, Francisco Franco, de Relações Institucionais, Ademar Lopes, da Infraestrutura, Everaldo Siqueira, de Relações Internacionais, Raimundo Blumetti, do Desenvolvimento do Turismo, Waldy Freitas, do Desenvolvimento Econômico, Hélio Côrtes, do Desenvolvimento Urbano, José Cupertino, do Desenvolvimento Social, Jailce Andrade, da Saúde, Camilo Pinto, da Educação, Luiz Valter Lima, da Cultura, Vital Vasconcelos, e da Fazenda, Paulo Cézar Gomes.

Marcaram presença também a diretora-presidente da Limpec, Lezineide Chagas, o coordenador da Defesa Civil, Maurício Bonfim, o superintendente do Trânsito e Transporte, Anderson Santos, o representante do setor de Eventos, Ivanildo Antônio e o coordenador do Cajuc, Augusto de Paula.

O poder legislativo municipal foi representado pelos vereadores Cleber Alves (PT), Bispo Jair (PRB), Alfredo Andrade (PSB) e Oto da Farmácia (PSDB).

Slideshow | 5 fotos

Camaçari ganha novos equipamentos

Mais Notícias

Concessão da Rodoviária e estudo de zona azul são temas de reunião

Concessão da Rodoviária e estudo de zona azul são temas de reunião

Café Filosófico Oluwo virtual reuni profissionais de educação

Café Filosófico Oluwo virtual reuni profissionais de educação

Prefeitura decreta recesso para o funcionalismo público no fim do ano

Prefeitura decreta recesso para o funcionalismo público no fim do ano

Pressione enter para começar a busca ou Esc para fechar a janela.