A capacidade de proteção social e de prevenção de situações de risco em Camaçari será ampliada, em 2009, com a criação de mais quatro unidades do Centro de Referência em Assistência Social (Cras) / Casa da Família.
A previsão é de que até abril as unidades já estejam em pleno funcionamento. As novas instalações serão implantadas nas comunidades de Vila de Abrantes, Monte Gordo, Gravatá e Phoc 2, que abrangerá as famílias dos Phocs 1 e 3.
A iniciativa corresponde a 3ª expansão do Programa de Atenção Integral à Família (Paif). A Casa da Família possibilita um acompanhamento psicossocial de membros da localidade, além de promover a emancipação social das famílias.
Dentre as ações realizadas nos centros de referência estão entrevista familiar, encaminhamento e acompanhamento de famílias, visitas domiciliares, palestras, reuniões, ações comunitárias, oficinas de convivência, de trabalho e campanhas educativas.
O espaço irá contar com uma equipe composta por assistentes sociais, psicólogos, auxiliares administrativos, recepcionista e coordenador, que oferecem serviços de proteção social básica às famílias e indivíduos em situação de vulnerabilidade social.
Camaçari conta com cinco unidades do Cras localizados em Buri Satuba, Parafuso, Nova Vitória, Barra do Pojuca e Verdes Horizontes. O Cras oferece serviços continuados de proteção básica às famílias, grupos e indivíduos em situação de vulnerabilidade social.

O Cras de Parafuso foi o terceiro inaugurado no Município -