Camaçari ganha Escola Experimental

Iwwa Agência
Publicado 16/05/2011 01:05:22

Em clima de muita expectativa e alegria foi inaugurada, nesta segunda-feira (16/05), pelo prefeito Luiz Caetano, a Escola Experimental Professora Marina Tavares Cardoso. O novo equipamento de educação pretende revolucionar o ensino na rede pública de Camaçari.

Localizada na mesma área da Escola Anísio Teixeira, no bairro Gleba E, a unidade escolar foi construída em um novo e moderno prédio. Considerada uma das mais inovadoras ferramentas de transformação do sistema educacional do Município, a escola tem como conceito a incorporação das novas tecnologias no processo tradicional de ensino. Inicialmente, a escola atenderá a uma demanda de 200 alunos regulares no turno diurno, distribuídos entre a educação infantil e as séries iniciais.

“A minha gestão tem como meta transformar o ser humano a partir da educação”, disse o prefeito, emocionado ao entregar à população mais um espaço voltado para a melhoraria do nível educacional do Município.

Caetano ainda anunciou que firmará mais uma parceria com a Cidade do Saber, desta vez, para promover o ensino de idiomas como inglês e espanhol para alunos da rede municipal de ensino, visando preparar os jovens para a Copa de 2014.

 A escola Experimental pretende estimular nos professores, alunos e servidores um novo conceito pedagógico e, de uma forma inovadora, implementar as práticas temáticas dos sete eixos que norteiam a educação do Município: arte-educação, ciências experimentais, educação inclusiva, esporte, meio ambiente, informática e robótica educacional. A unidade tem capacidade para atender até 1.200 estudantes.

De acordo com o secretário da Educação, Luiz Valter Lima, a escola será utilizada também no processo de formação continuada de professores, além de, em breve, ser implantado um núcleo de formação profissional para a realização de oficinas profissionalizantes, que beneficiarão alunos da EJA (Educação para Jovens e Adultos).

Para tanto, os educadores estão sendo qualificados para se adequarem às novas tendências educacionais que, aos poucos, serão implantadas em toda a rede pública de ensino.  “A intenção é criar novos experimentos em todas as modalidades de ensino no Município e dessa forma revolucionar a educação”, concluiu o secretário.

A escola conta também com um novo modelo no ponto de vista administrativo, onde não haverá diretor e sim um responsável técnico em educação que atuará juntamente com o secretário. O gestor atual será o professor e técnico em Educação, Juipurema Sandes, que considera a proposta um desafio, além de ser um diferencial na metodologia de ensino.

A inauguração foi marcada por apresentações artísticas, distribuição de guloseimas e, sobretudo, pela alegria dos alunos, familiares e profissionais de educação. Na oportunidade, a Camerata da Orquestra Sinfônica Popular de Camaçari fez uma apresentação.

HOMENAGEM

A escola leva o nome da educadora Marina Tavares Cardoso, uma homenagem aos serviços prestados à educação no Município. A professora, que faleceu no dia 27 de abril, deixou um exemplo de vida a ser seguido e lembrado pelas futuras gerações de alunos e educadores.  

 ESTRUTURA

A Escola Experimental conta com espaços específicos para estimular o desenvolvimento de aprendizagem nas áreas de informática, idiomas, ciências e robótica. Além disso, a unidade ainda dispõe de ambientes destinados para o exercício da criatividade de professores e alunos, como brinquedoteca, sala de leitura, auditório com revestimento acústico e capacidade para 100 pessoas, espaço de convivência coberto, área para cultivo de horta, banheiros adaptados para educação infantil, 12 salas de aulas, sendo quatro destinadas ao ensino infantil, salas para diretoria, coordenadores e professores, secretaria, guarita, refeitório, além de outros espaços pensados para aumentar a auto-estima dos alunos, servidores e educadores.

PRESENÇAS

Estiveram presentes os secretários da Administração, Ademar Delgado, do Desenvolvimento Social, Jailce Andrade, da Saúde, Camilo Pinto, da Mulher e da Reparação, Autenita Castillo, do Esporte e Lazer, Vital Sampaio, do Desenvolvimento Urbano, José Cupertino, do Desenvolvimento do Turismo, Waldy Freitas, de Relações Institucionais, Ademar Lopes e de Relações Internacionais, Raimundo Blumetti.

Participaram também os vereadores Bispo Jair (PRB), Alfredo Andrade (PSB), Paulinho do Som (PT), a coordenadora de ensino da orla Kadja Grimaldi, o coordenador municipal da Juventude, Pedro Pule, o coordenador do Pólo UAB (Universidade Aberta do Brasil) de Camaçari, Márcio Neves, a coordenadora do Pronasci, Ana Gomes, e a coordenadora do programa Bolsa para Educação, Míriam Bitencourt.

Slideshow | 5 fotos

Camaçari ganha Escola Experimental

Mais Notícias

Vacinação contra Covid será suspensa em Camaçari nesta terça (28)

Vacinação contra Covid será suspensa em Camaçari nesta terça (28)

ISSM e Secad promovem Seminário sobre Previdência para servidores de RHs

ISSM e Secad promovem Seminário sobre Previdência para servidores d...

Abertas inscrições para cursos de qualificação profissional em Barra do Jacuípe

Abertas inscrições para cursos de qualificação profissional em Barr...

Pressione enter para começar a busca ou Esc para fechar a janela.