Camaçari ganha Conselho da Comunidade Negra

Iwwa Agência
Publicado 10/11/2008 09:11:15

No mês em que se comemora o Dia Nacional da Consciência Negra, os afrodescendentes de Camaçari aguardam ansiosos a criação do Conselho da Comunidade Negra. A instalação do órgão representa um avanço para os movimentos sociais que defendem a igualdade racial.

Desenvolvida pela Secretaria da Assistência Social (Seas), através da Coordenação de Promoção da Igualdade Racial, a minuta do projeto está em fase final de elaboração. Após a conclusão, será encaminhada à Câmara Municipal para votação.

A criação do conselho, que segue orientação do Estatuto de Igualdade Racial para o Combate à Discriminação, teve o incentivo do Fórum de Gestores Municipais de Políticas de Promoção da Igualdade Racial da Bahia. Atualmente, 16 municípios, além do Estado, integram o fórum.

O novo órgão tem o papel de fiscalizar e propor políticas públicas de promoção da igualdade junto ao poder público municipal. Para Neide Brito, integrante do Coletivo de Entidades Negras de Camaçari, a criação do conselho é uma grande vitória. “Há quatro anos, não existia movimentação racial aqui e hoje a realidade é outra”.

Ainda segundo ela, a entidade vai permitir a organização, discussão e implementação de políticas públicas, além do fortalecimento do movimento negro. “O conselho é uma porta para, futuramente, a criação de uma secretaria específica e a promoção da transversalidade, de forma que todas as secretarias desenvolvam políticas para os negros”.

Foto:

Mais Notícias

Concessão da Rodoviária e estudo de zona azul são temas de reunião

Concessão da Rodoviária e estudo de zona azul são temas de reunião

Café Filosófico Oluwo virtual reuni profissionais de educação

Café Filosófico Oluwo virtual reuni profissionais de educação

Prefeitura decreta recesso para o funcionalismo público no fim do ano

Prefeitura decreta recesso para o funcionalismo público no fim do ano

Pressione enter para começar a busca ou Esc para fechar a janela.