Camaçari ganha associação de baianas de acarajé

Iwwa Agência
Publicado 05/11/2008 07:11:42

As baianas de acarajé de Camaçari já têm um grupo representativo. A diretoria foi eleita e empossada durante assembléia realizada na Casa do Trabalho.

O grupo, que irá centralizar e encaminhar as demandas da categoria é composto por doze integrantes e tem um mandato de quatro anos.

Na assembléia também foi aprovado o estatuto da Associação das Baianas de Acarajé de Camaçari (Abanc) e discutida a construção de uma sede. A solicitação de espaço para funcionamento da entidade integra uma pauta de reivindicações que deve ser entregue em breve para a Prefeitura Municipal.

Entre as propostas apresentadas pela diretoria das baianas de acarajé, as mais defendidas são a criação de uma cooperativa para fornecimento mais barato da matéria-prima do acarajé e legalização da profissão junto ao INSS (Instituto Nacional de Seguridade Social) do Município.

Empossada primeira presidente da Associação de Baianas de Acarajé de Camaçari, Claudenise Carvalho Santos afirma que a entidade fortalece e respalda as profissionais. “Temos muitas baianas que exerceram a profissão por mais de 40 anos e hoje, por razão da idade ou doença, estão impossibilitadas de trabalhar. Muitas famílias são sustentadas com esse trabalho e essas pessoas precisam de amparo. Com a Abanc ficará mais fácil garantir os direitos do trabalhador”.

Participaram da assembléia os secretários municipais dos Serviços Públicos (Sesp) Eduardo Magalhães, da Mulher, Aurenita Castillo, da Indústria, Comércio e Serviços (Seinc) Djalma Machado, mais as coordenadoras municipais da Reparação Racial, Ivonete Mota, e do Curso de Qualificação Profissional de Baianas de Acarajé, Ana Clécia Pereira.

Também marcaram presença o vereador eleito, José Marcelino Filho, o presidente da União Cultural dos Sacerdotes Afro de Camaçari, Vicente Moreira, e o coordenador da União de Negos do Município (Unegro), Adailton Fininho.

Foto: Nelinho Oliveira

A quituteira Claudenise Santos comanda a Abanc até 2012 -

Mais Notícias

Atendimento na USF Machadinho será suspenso nesta quinta-feira (9)

Atendimento na USF Machadinho será suspenso nesta quinta-feira (9)

Boletim Epidemiológico de Camaçari – 8 de dezembro de 2021

Boletim Epidemiológico de Camaçari – 8 de dezembro de 2021

Sehab e Senai seguem com os cursos de capacitação do Projeto de Trabalho Social

Sehab e Senai seguem com os cursos de capacitação do Projeto de Tra...

Pressione enter para começar a busca ou Esc para fechar a janela.