Camaçari forma as primeiras turmas

Iwwa Agência
Publicado 11/06/2012 05:06:18

Cerca de 200 jovens de Camaçari entraram hoje (11/06) em uma nova fase da vida profissional ao receberem os certificados de sete cursos oferecidos pelo Pronatec (Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego). “O mercado de trabalho que nos espere, porque nos estamos prontos”, disse Érica Catarine Gomes, oradora da turma, ao encerrar o discurso de formatura.

Realizado em ver cada vez mais moradores do Município sendo capacitados, o prefeito Luiz Caetano ressaltou que a moeda mais forte é o conhecimento ao afirmar que “por isso a administração municipal tem investido tanto na educação e na formação das pessoas”. O prefeito aproveitou para elogiar o secretário da Cidadania e Inclusão Social, Carlos Silveira, e as instituições parceiras pelo desempenho e comprometimento na execução do Pronatec.

Caetano também falou que muitas empresas não empregavam pessoas de Camaçari por falta de mão de obra qualificada, realidade que tem se transformado nos últimos anos e agora ganhou o reforço do Pronatec, que ofereceu três mil vagas em cursos profissionalizantes somente este ano.

Na avaliação do secretário Carlos Silveira, o Pronatec tem dois aspectos importantes, capacitar as pessoas, dando-lhes a oportunidade de ascender social e economicamente e, principalmente, inscrevê-las automaticamente no Sine (Sistema Nacional de Emprego) e dar-lhes prioridade no encaminhamento às empresas.

No caso de Camaçari, o secretário salientou ainda que teve o diferencial de as aulas do Pronatec não ficaram limitadas às estruturas físicas das instituições parceiras e expandirem para espaços alternativos, como associações de moradores e instituições religiosas.

Alunas de uma das primeiras turmas do Pronatec, Érica Catarine Gomes, disse que se sente capacitada para exercer a profissão de auxiliar administrativa, atividade que desempenhou há algum tempo, mas sem conhecimento prévio. “Agora, eu realmente aprendi e estou melhor preparada”, afirmou.

Geane Silva, formada no curso de vendedora, contou que só trabalhou como temporária e acredita que de agora em diante terá mais oportunidades, graças ao conhecimento adquirido pelo Pronatec.

Na cerimônia, 198 alunos do Pronatec receberam os certificados de conclusão dos cursos oferecidos pelo Senac (Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial). No total, o Senac ofereceu nove turmas de sete cursos, no primeiro semestre. 

De acordo com a Secin, no último dia 30, foram concluídas também as turmas oferecidas pelo Senai (Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial). A Secretaria informou ainda que 70 pessoas formadas pelo Pronatec foram contratadas por empresas de Camaçari. As demais, já estão cadastradas no banco de dados do Sine.

Os cursos do Pronatec são oferecidos ainda pelo IFBaiano (Instituto Federal Baiano) e o IFBA (Instituto Federal de Ciência e Tecnologia da Bahia).

Participaram da formatura os secretários da Educação, Luiz Valter de Lima, de Relações Institucionais, Djalma Machado, do Desenvolvimento Social, Jailce Andrade, e do Desenvolvimento Econômico, Hélio Cortes, além do vereador Alfredo Andrade (PSB) e líderes partidários.

 

Slideshow | 8 fotos

Camaçari forma as primeiras turmas

Mais Notícias

Parceria entre Secult e Sedap é discutida em reunião

Parceria entre Secult e Sedap é discutida em reunião

Contas do 2º quadrimestre de 2021 da Seduc são apresentadas em audiência pública

Contas do 2º quadrimestre de 2021 da Seduc são apresentadas em audi...

Sejuv abre inscrições para formação técnica de educadores físicos

Sejuv abre inscrições para formação técnica de educadores físicos

Pressione enter para começar a busca ou Esc para fechar a janela.