Camaçari está no ranking do CPqD

Iwwa Agência
Publicado 19/04/2011 11:04:03

Camaçari está entre as 150 cidades no ranking do CPqD (Centro de Pesquisa e Desenvolvimento em Telecomunicação) que integram a primeira edição do Índice Nacional de Cidades Digitais, a ser lançado no dia 14 de junho, em São Paulo.  

Maior centro de pesquisa da América Latina, o CPqD analisou as cidades brasileiras com projetos de Cidade Digital e avaliou, entre outros aspectos, o nível de serviços à disposição da população, a informatização das escolas, dos serviços de saúde, o uso de geoprocessamento e a infraestrutura de conexão.

Graças às diversas ações desenvolvidas pelo governo municipal, a expectativa é de que Camaçari esteja entre as primeiras colocadas do Estado e entre as 50 primeiras do país.

Atualmente, mais de 80 % das unidades de ensino de Camaçari contam com laboratório de informática e mais de 70% dispõem de algum tipo de conexão com a internet. Além disso, todos os postos de saúde do Município estão conectados ao sistema de gestão da saúde.

Em Camaçari, a população tem disponível diversos serviços fazendários, via internet, a exemplo do IPTU (Imposto Predial e Territorial Urbano) e ISS (Imposto Sobre Serviços), além de acesso ao mapeamento geográfico do Município, através do SIG (Sistema de Informações Geográficas), uma ferramenta de geoprocessamento.

Aliado a tudo isso, está a modernização da gestão com a implantação de iniciativas como o pregão eletrônico, licitação informatizada e o portal de compras.

Para este ano, a administração municipal pretende implementar outras ações na área de tecnologia da informação, iniciativas que podem alavancar Camaçari nas próximas edições do Índice Nacional de Cidades Digitais.

De acordo com Bruno Moura, coordenador da Coordenadoria Central da Tecnologia e Gestão da Informação (CCTGI), ligada à Secad (Secretaria da Administração), até o final do mês, a Prefeitura assina um convênio de cooperação técnica com a empresa americana IBM (Internacional Business Machines) para a implantação do projeto Capacitação da Juventude em Tecnologia da Informação.

No próximo mês, será lançado o projeto Praças Inteligentes, através do qual a população terá acesso à internet pública via sistema wi-fi. O projeto vai abranger as praças Desembargador Montenegro e Abrantes, no centro da cidade, praça da Noite, na Gleba A, dos 46 e a da Gleba E.

Para este ano, está previsto ainda a implantação dos Telecentros Rotativos, que irão promover cursos e a inclusão digital dos moradores de diversas localidades do Município. Para isso, a Prefeitura de Camaçari vai adaptar containeres equipados com computadores conectados à internet.

Foto: Adeilson Carvalho

Mais de 70% das escolas têm acesso à internet -

Mais Notícias

Boletim Epidemiológico de Camaçari – 19 de setembro de 2021

Boletim Epidemiológico de Camaçari – 19 de setembro de 2021

Vacinação contra Covid segue nesta segunda (20) em Camaçari

Vacinação contra Covid segue nesta segunda (20) em Camaçari

Prefeitura não decretará ponto facultativo no dia 27 de setembro

Prefeitura não decretará ponto facultativo no dia 27 de setembro

Pressione enter para começar a busca ou Esc para fechar a janela.