Camaçari entre as melhores cidades para se investir

Iwwa Agência
Publicado 09/09/2008 09:09:20

Camaçari foi apontada como uma das 25 melhores cidades brasileiras para se investir, devido ao grande potencial financeiro e às atividades que giram em torno do Pólo Industrial. O ranking dos municípios mais atrativos economicamente foi publicado na edição de agosto, da revista Pequenas Empresas Grandes Negócios.

A publicação, de circulação nacional, afirma que Camaçari é uma das cidades mais ricas do Nordeste e a mais industrializada da Bahia, respondendo sozinha por 25% do total de arrecadação do ICMS (Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Prestação de Serviços) do Estado.

De acordo com a Secretaria Municipal da Indústria, Comércio e Serviços (Seinc), o Município, maior da Região Metropolitana, possui grande área para investimento e está bem próximo de Salvador, do aeroporto internacional e do Porto de Aratu. Além disso, conta com três vias para acesso: a Parafuso (BA-535), a Estrada do Coco (BA-099) e a BR-324.

Com o maior complexo industrial do Hemisfério Sul, Camaçari abriga empreendimentos do porte da Ford – a única montadora instalada no Nordeste do Brasil -, a Bridgestone, a Continental, a Monsanto, Braskem, Discobrás, entre outras. O Município possui 133 empresas das áreas química e petroquímica, automotiva, têxtil, celulose, eletroeletrônica, fertilizantes, metalurgia do cobre, borracha, entre outros.

Hoje, a cidade é uma das que mais geram empregos no Estado, respondendo por 50% da produção nacional de produtos químicos e petroquímicos e 35% das exportações baianas. Além disso, a montadora produz uma média de 250 mil automóveis por ano. As fábricas, além de aumentar a oferta de empregos, ajudam a qualificar a mão-de-obra, movimentam a economia e estimulam a circulação de renda.

INFRA-ESTRUTURA
Outros motivos para a boa colocação de Camaçari no ranking das mais empreendedoras se devem à infra-estrutura implantada no Município, que requalificou espaços e equipamentos públicos, tornando-os mais bonitos, agradáveis e úteis.

Graças às novas praças, escolas, postos de saúde, pontes, avenidas, iluminação, passeios, linhas de ônibus e cursos de capacitação para 32.389 pessoas, a cidade tem se apresentando como a melhor opção para os novos moradores.

O novo PDDU (Plano Diretor de Desenvolvimento Urbano) também contribuiu para a chegada de mais empreendimentos privados. Devido às reservas ambientais e aos 42 quilômetros de orla, Camaçari tem sido escolhida por empresários de outros países para a construção de grandes empreendimentos imobiliários, como resorts, hotéis de negócios, espaços de lazer e condomínios residenciais, a exemplo do Bairro Novo, que vai mudar o perfil habitacional da cidade.

Slideshow | 2 fotos

Camaçari entre as melhores cidades para se investir

Mais Notícias

Rompimento de fibra óptica compromete atendimento da Defesa Civil pelo 199

Rompimento de fibra óptica compromete atendimento da Defesa Civil p...

Inscrições para ocupação do Teatro Alberto Martins seguem até sexta (29)

Inscrições para ocupação do Teatro Alberto Martins seguem até sexta...

Pracinhas da Cultura terá aulão de zumba em alusão ao Outubro Rosa

Pracinhas da Cultura terá aulão de zumba em alusão ao Outubro Rosa

Pressione enter para começar a busca ou Esc para fechar a janela.