Camaçari eleita para o comitê de bacia hidrográfica

Iwwa Agência
Publicado 16/10/2009 03:10:44

Camaçari foi eleita juntamente com oito municípios, para representante do poder público do Comitê de Bacia Hidrográfica da região do Recôncavo Norte e Inhambupe.

O colegiado é responsável pela gestão participativa e descentralizada das políticas hídricas do Estado.

A eleição aconteceu nesta sexta-feira (16/10), no auditório da Prefeitura de Camaçari, onde foram votados, na mesma chapa, além de Camaçari, as cidades de Mata de São João, Pojuca, Entre Rios, Cardeal da Silva, Alagoinhas, São Francisco do Conde e Santanópolis.

A bacia está localizada no Nordeste do estado, numa área de mais de 18 mil quilômetros quadrado e abrange os rios Subaúma, Catu, Sauípe, Pojuca, Jacuípe, Joanes, Subaé, Açu, Inhambupe e os rios secundários da Baía de Todos os Santos, beneficiando mais de 3 milhões de habitantes.

O prefeito Luiz Caetano salientou que a bacia é a mais importante do estado e que por isso tem de ser muito bem cuidada. Para o chefe do Executivo de Mata de São João, João Gualberto, os representantes eleitos terão que trabalhar muito pela preservação do aglomerado de rios, o mais produtivo da Bahia.

Com mandato renovado a cada dois anos, o comitê é formada por representantes dos poderes municipal, estadual e federal, da sociedade civil e usuários da água. É ligada diretamente ao Instituto de Gestão das Águas e Clima (Ingá), da Secretaria do Meio Ambiente do Estado.

Os membros são eleitos através de um processo democrático e empossados pelo governador do Estado. As decisões do comitê são aprovadas e legitimadas pelo Conselho Estadual de Recursos Hídricos.

Na Bahia, existem 10 comitês de bacias hidrográficas: Recôncavo Norte e Inhambupe, Paraguaçu, Verde e Jacaré, Salitre, Leste, Itapicuru, Rio Grande, Rio Corrente, Rio das Contas e Lago do Sobradinho.

Foto: Agnaldo Silva

Reunião foi realizada no auditório da Prefeitura -

Mais Notícias

Boletim Epidemiológico de Camaçari – 27 de novembro de 2021

Boletim Epidemiológico de Camaçari – 27 de novembro de 2021

Feira Multicultural e Ambiental é iniciada na Costa do município

Feira Multicultural e Ambiental é iniciada na Costa do município

Prefeitura investe em mais uma capacitação para os servidores

Prefeitura investe em mais uma capacitação para os servidores

Pressione enter para começar a busca ou Esc para fechar a janela.