Camaçari é sede da Diocese da igreja

Iwwa Agência
Publicado 15/12/2010 05:12:31

A comunidade católica está em festa, nesta quarta-feira (15/12), graças a criação da nova Diocese (unidade territorial administrada por um bispo) de Camaçari – São Tomaz de Cantuária, pelo Papa Bento XVI. Desmembrada da Arquidiocese de Salvador, a nova sede Episcopal tem como bispo eleito, Dom João Carlos Petrini.

A solenidade de posse do bispo e a instalação da Diocese estão marcadas para o dia 19 de fevereiro do próximo ano e será dividida em dois momentos. O primeiro, na Catedral (antiga igreja Matriz), com a cerimônia de posse, e o segundo no Estádio Armando Oliveira, com uma missa solene que deve reunir cerca de 15 mil pessoas e contará com a presença de Núncio Apostólico (representante do Papa), Dom Baldisseri, além de cardeais e bispos de todo Brasil.

Em mensagem à Diocese de Camaçari, Dom João Carlos Petrini diz ter recebido a notícia com muita alegria. “A cidade é uma das que mais cresce na Bahia e no Brasil, que acolhe muitas indústrias e produz riquezas que se transformam em bem-estar para toda a população”, avalia o religioso.

O bispado de Camaçari será formado pelo próprio Município, mais as cidades de Candeias, Dias D’Ávila, Madre de Deus, Simões Filho, São Francisco do Conde, São Sebastião do Passé e Terra Nova.

A Diocese São Tomaz de Cantuária compreende 16 paróquias, sendo cinco do Município, com três na sede e duas na orla. Com a nova Diocese, outras cinco paróquias serão criadas.

A criação da Diocese de Camaçari culmina ainda na concepção de quatro novos organismos, a Catedral São Tomaz de Cantuária, um Seminário Diocesano, que será na Chácara Nossa Senhora de Guadalupe, no bairro Natal, a Residência Episcopal (do bispo), a atual casa paroquial, situada no centro da cidade e, por fim, a Cúria Diocesana (Centro Administrativo da Diocese), localizada ao lado da Catedral.

“Foram sete anos de muita luta e dedicação para sermos agraciado com o título de Diocese”, lembra Padre Jorge Bomfim. Segundo ele, a criação da Diocese foi acelerada graças ao potencial sócio-econômico de Camaçari, uma vez que há processos que levam 30 anos para serem deferidos.

Foto: Divulgação

Dom João Carlos Petrini toma posse em fevereiro -

Mais Notícias

Boletim Epidemiológico de Camaçari – 28 de novembro de 2021

Boletim Epidemiológico de Camaçari – 28 de novembro de 2021

Boletim Epidemiológico de Camaçari – 27 de novembro de 2021

Boletim Epidemiológico de Camaçari – 27 de novembro de 2021

Feira Multicultural e Ambiental é iniciada na Costa do município

Feira Multicultural e Ambiental é iniciada na Costa do município

Pressione enter para começar a busca ou Esc para fechar a janela.