Camaçari é referência nacional na compra de remédios

Iwwa Agência
Publicado 20/10/2009 05:10:29

A aquisição de medicamentos de Camaçari é um dos fatores relevantes para o sucesso e a credibilidade dos serviços farmacêuticos, considerados hoje pelo SUS (Sistema Único de Saúde) como referência pela transparência, economia e qualidade.

O Município adota como forma de licitação o Pregão Presencial, um leilão inverso feito pela equipe de farmacêuticos da Secretaria de Saúde (Sesau), no qual ganha quem oferece o menor valor para a administração.

Os critérios para a classificação das empresas concorrentes são habilitação jurídica, proposta contendo licença de funcionamento emitido pela Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária), certificado de Boas Práticas de Fabricação e Controle, registro do produto e credenciamento do fabricante.

O programa, implantado em 2007, é contínuo e tem como vantagens o estímulo à concorrência, economia para o sistema, aquisição direto nas fábricas sem a intermediação da distribuidora, agilidade na reposição de estoques e qualificação na aquisição.

Hoje, 20% dos medicamentos adquiridos para o Município são genéricos, considerados de melhor qualidade do que os similares, que atualmente respondem por cerca de 17% das vendas do mercado nacional.

Os remédios são enviados para todos os postos de saúde, unidades básicas, CAPS (Centro de Atendimento Psicosocial), CRES (Centro de Referência em Especialidade e Saúde), Samu e Cuidar (Centro de Unidades de Apoio e Referência em Saúde).

De acordo com Marcelo Tavares, farmacêutico da Sesau, “a oferta de medicamentos tem gerado economia para o Município, que reduziu os custos em 30%, e para a população, que recebe gratuitamente um produto com mais qualidade”.

CONGRESSO
Camaçari será representada pela equipe de assistência farmacêutica da Sesau, no Congresso de Uso Racional de Medicamento, que acontece no período de 26 a 30 deste mês, no Centro de Convenções de Fortaleza (CE).

Eles vão apresentar três trabalhos, relacionados à assistência farmacêutica no Município.

Slideshow | 2 fotos

Camaçari é referência nacional na compra de remédios

Mais Notícias

Último dia do Arraial da Praça Abrantes promove diversão e movimenta comércio local

Último dia do Arraial da Praça Abrantes promove diversão e moviment...

Vacinação contra Covid continua nesta segunda (4)

Vacinação contra Covid continua nesta segunda (4)

Inclusão marca 32ª Corrida 2 de Julho em Camaçari

Inclusão marca 32ª Corrida 2 de Julho em Camaçari

Pressione enter para começar a busca ou Esc para fechar a janela.

AFFPAY AFFPAY Signup AFFPAY Loginp AFFPAY Affiliates Terms AFFPAY Advertisers Terms AFFPAY Privacy Policy AFFPAY FAQ AFFPAY Contact us