A experiência de sucesso de Camaçari na implantação do Programa Compra Direta Local foi apresentado para funcionários da Prefeitura de Estância, em Sergipe.
A visita das profissionais foi uma indicação do Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS), que destacou os benefícios gerados no Município.
No encontro, as técnicas de agricultura pediram esclarecimentos de como executar o programa, fazer a entrega dos alimentos às entidades beneficiadas e cadastrar os produtores. Quando ligamos para o Ministério e pedimos referência de municípios que tinham respaldo na execução do programa, fomos orientados a procurar Camaçari, diz a agrônoma de Estância, Ana Carolina Mariani Freire.
Para o secretário do Fomento à Agricultura e Pesca (Seap), Domingos Barbosa, a visita mostra que Camaçari, além do desenvolvimento industrial, também tem potencial agrícola. Ele ainda informa que a secretaria promove cursos para capacitação dos produtores.
Estamos conscientizando os agricultores quanto a importância de ter a escritura da terra e saber manusear o solo. Com isso, a agricultura familiar de Camaçari está se profissionalizando.
COMPRA DIRETA LOCAL
O programa Compra Direta Local foi implantado em 2006 em Camaçari com o objetivo de comprar alimentos como peixes, frango, hortaliças, frutas e verduras, diretamente da mão do produtor.
A Prefeitura, através da Secretaria da Agricultura e Pesca (Seap), adquire cerca de 50 gêneros alimentícios e repassa para 47 entidades beneficentes, creches e escolas da sede e orla, que consomem alimentos livres de agrotóxicos.
Desde a implantação, já foram beneficiados 1500 produtores rurais. O preço pago pelos produtos é estabelecido de acordo com cotação de mercado. Após pesquisa, prevalece menor valor.

Técnicos da cidade de Estância conhecem projeto -