Camaçari também tem sido reconhecida no cenário nacional da literatura, devido ao sucesso do romance infantojuvenil Sol em Minha Noite da escritora do Município, Faah Bastos. Lançado em 2012 pela Editora Modo, o livro tem conquistado o público em diversas regiões do país, como São Paulo, Rio de Janeiro e Minas Gerais.
A escritora estudou em unidades da rede municipal, a exemplo das escolas municipais Denise Tavares e São Thomaz de Cantuária, destacou que foi incentivada a escrever pelas professoras. “Desde pequena sempre me interessei por literatura, mas infelizmente foi com um acontecimento trágico que comecei a escrever e hoje abandonei todas as minhas funções para ser apenas escritora”, contou Faah.
A autora encontrou na literatura uma forma de expor os sentimentos após a morte do pai. “O romance se baseia no momento em que perdi meu pai e encontrei Rafael, hoje meu marido. Então, eu noite, encontrei o meu sol”, destacou ao lembrar que Sol em Minha Noite é escrito de forma poética, aliando prosa e poesia.
De acordo com Faah Bastos, o livro foi surpreendente em todos os aspectos. “Escrevi em 28 dias, encaminhei para algumas editoras. A Editora Modo gostou e fez um contrato de exclusividade pela obra”, disse a escritora que irá escrever mais três livros, como continuação da primeira publicação.
A escritora ressaltou também que encontrou no Município uma fonte de inspiração. “Camaçari é uma cidade em constante transformação, indomável. Quero com este livro mostrar que não somos apenas uma cidade industrial, mas cultural também e que o sucesso é possível para todos”, explica a autora que na tarde desta terça-feira (13/11), apresentou o livro na Feira de Cultura da Escola Dom Pedro II.
Para a autora, a carreira de escritora está apenas começando e conta quais os planos para o futuro. “O livro tornou-se uma peça e será encenada no Rio de Janeiro em dezembro. Estamos batalhando para que ele vire filme também”, contou Faah.
Sol em Minha Noite será apresentado na Bienal do Livro de Salvador em abril 2013. Além disso, o livro foi indicado ao Codex de Ouro, prêmio nacional de jovens escritores literários, como melhor romance. A premiação deve acontecer em novembro. A autora se prepara ainda para o lançamento do próximo volume, intitulado Doce Veneno de Ambrósia, que deve ser publicado em 2013.

Escritora de Camaçari, Faah Bastos -