Camaçari doa alimentos como reforço à saúde

ASCOM BOT
Publicado 22/01/2009 10:01:46

No intuito de garantir suporte calórico e protéico a pacientes carentes atendidos pelo Município, a Secretaria da Saúde (Sesau) de Camaçari entregou nesta quinta-feira (22/01) alimentos aos cadastrados no Programa de Complementação Alimentar.

A distribuição aconteceu no Centro de Unidades de Apoio e Referência em Saúde (Cuidar).

O benefício é entregue mensalmente e atende portadores da tuberculose, hanseníase, Aids, câncer e crianças de até cinco anos com desnutrição grave. Todos devem estar sendo acompanhados pelo Município ou rede referenciada.

O kit contém 13 itens, entre feijão, arroz, macarrão, açúcar, farinha, leito em pó, massa para sopa, aveia, óleo de soja e biscoitos. O objetivo do programa é garantir melhorias do estado nutricional dos pacientes e maior adesão ao tratamento medicamentoso.

A paciente GJS, que se trata de um câncer no seio esquerdo, afirma que o kit doado pela Prefeitura auxilia no combate à doença. “Quando me alimento direito me sinto mais saudável. Têm coisas no kit que não tenho condições de comprar”.

Para ASB, 44 anos, portadora de miomatose uterina, o tratamento ficaria prejudicado se não recebesse os alimentos. “Sustento a família com venda de cosméticos e o que ganho não dá para pagar todas as contas. Essa comida representa muito para mim”.

Cerca de 350 pessoas da sede, orla e zona rural de Camaçari são atendidas pelo Programa de Complementação Alimentar.

Segundo a coordenadora de Nutrição e Alimentação da Sesau, Lílian Santos, os pacientes que têm dificuldade de buscar o kit no local de distribuição são atendidos nas unidades de saúde mais próximas. “Temos casos de pessoas que recebem medicamentos, mas não têm condições de manter uma boa alimentação. Isso prejudica o tratamento”.

A coordenadora ainda informa que pacientes cadastrados ao programa e que estão em estado crítico de saúde recebem suporte nutricional e especial.

O benefício prevê o fornecimento de complementos e suplementos nutricionais, leites e fórmulas infantis. A entrega também é mensal e chega para 50 pessoas.

Antes de efetuar o cadastro junto ao Programa de Complementação, a Sesau realiza avaliação médica, social e nutricional dos pacientes. Quando o Programa de Complementação Alimentar de Camaçari foi instituído, em 2001, eram 70 contemplados. Hoje, 350 pessoas contam com o benefício.

Foto: Carol Garcia

Kit fornecido pela Sesau reforça alimentação de paciente -

Mais Notícias

Vacinação contra Covid-19 avança no grupo prioritário da 1ª fase

Vacinação contra Covid-19 avança no grupo prioritário da 1ª fase

Boletim Epidemiológico de Camaçari – 26 de Janeiro de 2021

Boletim Epidemiológico de Camaçari – 26 de Janeiro de 2021

Carnê do IPTU já está disponível nos canais on-line

Carnê do IPTU já está disponível nos canais on-line

Pressione enter para começar a busca ou Esc para fechar a janela.