Camaçari diversifica Parque Industrial

Iwwa Agência
Publicado 23/03/2011 02:03:59

Camaçari ampliou hoje (23/03) o setor de atuação do Pólo Industrial com o lançamento da pedra fundamental da Alstom, empresa líder em equipamentos e serviços para geração e transmissão de energia.

No lançamento, o prefeito Luiz Caetano ressaltou que a chegada da empresa representa um novo segmento da economia local, além de gerar emprego e ajudar no desenvolvimento sustentável da Bahia.

Com a nova fábrica, o Município diversifica o parque industrial iniciado com o Pólo Petroquímico, passando pelo automotivo, de borracha, o plástico, o acrílico e agora, o pólo de energia. Em breve, Camaçari deve implantar também o pólo de logística, conforme informação passada pelo prefeito Caetano durante o evento.

De acordo com o vice-presidente do Setor Power da Alstom América Latina, Marcos Costa, a empresa decidiu se instalar na Bahia por ser um dos principais estados com potencial eólico para o futuro. A escolha por Camaçari se deu pela ótima localização, por possuir um pólo industrial de excelência, além de contar com mão de obra qualificada e ter condições de abrigar empresas parceiras da Alstom, explicou o presidente da Alstom Brasil, Philippe Delleur.    

Segundo Marcos Costa, a unidade de Camaçari vai coroar a Alstom como líder nas principais fontes de geração de energia. Além disso, a expectativa é de que em dois anos, a unidade garanta à empresa 60% de nacionalização, índice exigido pelo BNDES (Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social). Atualmente, a Alstom tem 50% de nacionalização.

Além do fato de o Município contribuir para a geração de energia limpa, ao abrigar a Alstom, o prefeito Caetano se mostrou feliz por Camaçari ajudar o Estado a crescer com sustentabilidade. “O interessante na questão da energia eólica é o fato de ser estruturante e desenvolver vários locais e empresas, gerando assim, empregos e uma grande cadeia produtiva.

A pedra fundamental, que marca oficialmente o início da construção da fábrica da Alstom em Camaçari, foi descerrada pelo prefeito de Camaçari, Luiz Caetano, pelo chefe de gabinete da Secretaria Estadual da Indústria, Comércio e Mineração, Luiz Gonzaga de Souza, pelo presidente da Alstom Brasil, Philippe Delleur e pelo vice-presidente do Setor Power da Alstom America Latina, Marcos Costa.

Marcaram presença no ato, os secretários municipais do Desenvolvimento Econômico, Hélio Cortes, da Administração, Ademar Delgado, do Desenvolvimento Social, Jailce Andrade, do Desenvolvimento Urbano, José Cupertino, e de Serviços Públicos, Eduardo Magalhães. Além do diretor presidente da Limpec, Domingos Barbosa, o presidente da CDL (Câmara de Dirigentes Lojistas) de Camaçari, Pedro Faila e o presidente da Acec (Associação Comercial e Empresarial de Camaçari), Luciano Sacramento.

FÁBRICA

O investimento para instalação da fábrica gira em torno de R$ 50 milhões. A unidade será responsável pela fabricação de aerogeradores, utilizados nos parques eólicos para geração de energia a partir da força do vento e vai atender todo o mercado brasileiro e da America Latina, com exceção do México. 

No entanto, apenas a nacelle (peça considerada o coração do aerogerador, por conter os componentes mecânicos) será produzida na unidade de Camaçari, as pás e as torres serão compradas de empresas parceiras que atuam no país.

A unidade será construída na Via Parafuso, em uma área de 50 mil metros quadrados. O terreno passa por obra de terraplanagem para abrigar o galpão de 30 mil metros quadrados que começa a ser construído em abril. A previsão é de que a fábrica entre em operação em Setembro.

EMPREGOS

Na unidade de Camaçari, serão gerados 150 empregos diretos e 500 indiretos. Segundo o responsável pela fábrica de Camaçari, Hebert Nascimento, o processo de contratação já iniciou e, a partir de maio, um grupo irá para Barcelona, onde serão treinados por um mês para se tornarem multiplicadores. Atendendo a solicitação do governo municipal, a Alstom informou que a maioria das pessoas contratadas será de Camaçari.

Slideshow | 3 fotos

Camaçari diversifica Parque Industrial

Mais Notícias

Vacinação contra Covid segue nesta segunda (27) e aprazados da 2ª dose para a terça (28/9) devem antecipar a vacina

Vacinação contra Covid segue nesta segunda (27) e aprazados da 2ª d...

Boletim Epidemiológico de Camaçari – 26 de setembro de 2021

Boletim Epidemiológico de Camaçari – 26 de setembro de 2021

Camaçarienses que inspiram: Edicleia Pereira Dias

Camaçarienses que inspiram: Edicleia Pereira Dias

Pressione enter para começar a busca ou Esc para fechar a janela.