Dois mestres de capoeira de Camaçari tiveram suas inscrições habilitadas a participar do Edital de Premiação 001/2010 – Prêmio Viva Meu Mestre. A iniciativa visa fortalecer a tradição cultural da capoeira e reconhecer o trabalho desenvolvido por mestres, cuja trajetória contribuiu para a continuidade da arte marcial no Brasil.
Representam Camaçari na disputa Raimundo Santana de Sena, popularmente conhecido como mestre Petróleo, e José Oliveira da Conceição, conhecido como mestre Oliveira.
Criado pelo Iphan (Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional), o Prêmio Viva Meu Mestre está integrado ao Programa de Salvaguarda e Incentivo à capoeira, que visa valorizar e divulgar o trabalho dos mestres com larga experiência na transmissão dos saberes sobre a capoeira, arte marcial considerada patrimônio nacional.
Na disputa pelo prêmio, estão 152 mestres capoeiristas de todo o país. A expectativa é de que o resultado seja divulgado ainda no final deste mês. Os vencedores recebem o prêmio de R$ 10 mil, valor destinado a investimentos na preservação da capoeira.

Mestre Petróleo é um dos representantes do Município -