Camaçari discute melhoria do ensino público

Iwwa Agência
Publicado 04/12/2009 06:12:19

Camaçari saiu na frente e implantou, desde 2006, a nova proposta do Ministério de Educação (MEC) de ampliação do ensino fundamental para nove anos.

Em um fórum realizado nesta sexta-feira (5/12), coordenadores, gestores e professores da rede municipal se reuniram, na Casa do Trabalho, para um debate sobre o assunto.

De acordo com a resolução, todos os Municípios têm até 2010 para implantar o novo sistema, no qual o aluno ingressa na escola mais cedo, aos seis anos de idade, no primeiro ano, e termina a etapa de escolarização aos 14 anos.

Na oportunidade, a professora Luciana Araújo apresentou um documento com a proposta pedagógica do ensino fundamental de nove anos, iniciado em Camaçari através de encontros realizados desde agosto, para ajustes e definições das ações pedagógicas no Município, e de como será passado para os alunos nas escolas.

Segundo ela, o foco principal é o desenvolvimento das habilidades na busca de competências. Para as professoras Antonia Fraga, da escola Virgínia Reis Tude, e Ana Cláudia Ornelas, da escola Santo Antônio, a proposta é boa porque beneficia o estudante, mas são necessárias várias adequações, a exemplo do espaço físico em sala de aula.

Na opinião do secretário de Educação, Luiz Valter Lima, “Camaçari saiu na frente matriculando as crianças de cinco anos e o objetivo é que até 2012, ainda no governo Caetano, possam ser atendidos jovens da educação infantil ao ensino fundamental, com a ampliação da oferta de vagas, proporcionando escolarização a todos”.

O evento continuou a tarde na Cidade do Saber, reunindo docentes das séries iniciais, dividido em grupos por área de conhecimento, para aprofundar a discussão sobre as Matrizes Curriculares.

Foto: Agnaldo Silva

Fórum de educação reuniu mais de 200 educadores -

Mais Notícias

Boletim Epidemiológico de Camaçari – 19 de setembro de 2021

Boletim Epidemiológico de Camaçari – 19 de setembro de 2021

Vacinação contra Covid segue nesta segunda (20) em Camaçari

Vacinação contra Covid segue nesta segunda (20) em Camaçari

Prefeitura não decretará ponto facultativo no dia 27 de setembro

Prefeitura não decretará ponto facultativo no dia 27 de setembro

Pressione enter para começar a busca ou Esc para fechar a janela.