Camaçari discute melhoria do ensino público

Iwwa Agência
Publicado 04/12/2009 06:12:19

Camaçari saiu na frente e implantou, desde 2006, a nova proposta do Ministério de Educação (MEC) de ampliação do ensino fundamental para nove anos.

Em um fórum realizado nesta sexta-feira (5/12), coordenadores, gestores e professores da rede municipal se reuniram, na Casa do Trabalho, para um debate sobre o assunto.

De acordo com a resolução, todos os Municípios têm até 2010 para implantar o novo sistema, no qual o aluno ingressa na escola mais cedo, aos seis anos de idade, no primeiro ano, e termina a etapa de escolarização aos 14 anos.

Na oportunidade, a professora Luciana Araújo apresentou um documento com a proposta pedagógica do ensino fundamental de nove anos, iniciado em Camaçari através de encontros realizados desde agosto, para ajustes e definições das ações pedagógicas no Município, e de como será passado para os alunos nas escolas.

Segundo ela, o foco principal é o desenvolvimento das habilidades na busca de competências. Para as professoras Antonia Fraga, da escola Virgínia Reis Tude, e Ana Cláudia Ornelas, da escola Santo Antônio, a proposta é boa porque beneficia o estudante, mas são necessárias várias adequações, a exemplo do espaço físico em sala de aula.

Na opinião do secretário de Educação, Luiz Valter Lima, “Camaçari saiu na frente matriculando as crianças de cinco anos e o objetivo é que até 2012, ainda no governo Caetano, possam ser atendidos jovens da educação infantil ao ensino fundamental, com a ampliação da oferta de vagas, proporcionando escolarização a todos”.

O evento continuou a tarde na Cidade do Saber, reunindo docentes das séries iniciais, dividido em grupos por área de conhecimento, para aprofundar a discussão sobre as Matrizes Curriculares.

Foto: Agnaldo Silva

Fórum de educação reuniu mais de 200 educadores -

Mais Notícias

Fila Zero Itinerante acontece dias 20 e 21/8 em Vila de Abrantes

Fila Zero Itinerante acontece dias 20 e 21/8 em Vila de Abrantes

Vacinação contra Covid continua em Camaçari nesta quarta (17)

Vacinação contra Covid continua em Camaçari nesta quarta (17)

Aperfeiçoamento para técnicos e dirigentes de escolinhas de futebol é adiado

Aperfeiçoamento para técnicos e dirigentes de escolinhas de futebol...

Pressione enter para começar a busca ou Esc para fechar a janela.

AFFPAY AFFPAY Signup AFFPAY Loginp AFFPAY Affiliates Terms AFFPAY Advertisers Terms AFFPAY Privacy Policy AFFPAY FAQ AFFPAY Contact us