Camaçari deve ter campus da Universidade Federal da Bahia em 2012

Iwwa Agência
Publicado 16/08/2011 05:08:06

Camaçari acaba de ganhar um campus da UFBA (Universidade Federal da Bahia), que deve entrar em funcionamento até o final do próximo ano, na Cidade Técnico Universitária (CTU). Agora, a Prefeitura de Camaçari vai agilizar a doação do terreno para implantação da UFBA e na sequência acontece uma licitação para o início da obra.

A notícia foi recebida com muita satisfação pelo prefeito de Camaçari e presidente da UPB (União dos Municípios da Bahia), Luiz Caetano, na terça-feira (16/08), durante o anúncio da terceira etapa de Expansão da Educação Superior, Tecnológica e Profissional do governo federal, no Salão Nobre do Palácio do Planalto, em Brasília, com a participação da presidente Dilma Rousseff, do governador Jaques Wagner e do ministro da Educação Fernando Haddad.

O prefeito vai fazer gestões junto ao Ministério da Educação e da UFBA, no intuito de garantir a confirmação de cursos na área de ciência e tecnologia para a unidade da UFBA de Camaçari.

Emocionado, o prefeito declarou que “começou o governo com a criação da Cidade do Saber e vai terminar com a implantação de um campus da UFBA, uma ação histórica para a população do Município”.

A presidente Dilma Rousseff anunciou a criação de quatro universidades federais, a abertura de 47 novos campus universitários e de 208 novas unidades dos Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia no país até 2014.

Das quatro novas universidades federais anunciadas, duas são na Bahia. A Universidade Federal do Oeste da Bahia (Ufoba), com sede em Barreiras e campus em Bom Jesus da Lapa, Luís Eduardo Magalhães e Barra, e a Universidade Federal do Sul da Bahia (Ufesba), com sede em Itabuna e campus em Porto Seguro e Teixeira de Freitas.

Além do campus de Camaçari, o Estado vai ganhar mais um campus da Universidade Federal do Recôncavo Baiano (UFRB), em Feira de Santana, além de nove Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia. Para Caetano, isso mostra a força que a Bahia possui e a importância em capacitar os baianos nas diversas áreas de conhecimento.

Durante a solenidade, o governador Jaques Wagner disse que a Bahia comemora a conquista e que o governo vai lutar para conseguir cada vez mais vagas no ensino superior, técnico e profissionalizante. Para o governador, a conquista de Camaçari é justa e merecida. “Agora, o povo baiano conta com cinco universidades federais. Isso é resultado da competência da Bahia e da sensibilidade da presidente”.

Dilma Rousseff afirmou que a solenidade representa um novo momento no fortalecimento da expansão do ensino superior e tecnológico do Brasil e que as ações dão continuidade ao que foi iniciado no governo do ex-presidente Lula.

“Até 2014, serão oferecidas 250 mil novas vagas nas universidades federais e 600 mil matrículas nos institutos federais de educação. Esses números vão diminuir as desigualdades sociais no nosso país e interiorizar a educação superior”, afirmou a presidenta.

Segundo o ministro da Educação, Fernando Haddad, para executar o programa o governo federal vai investir cerca de R$ 7 milhões por unidade de educação profissional e R$ 14 milhões nos campus universitários, valores mínimos para iniciar as atividades.

“As novas universidades, os campus e as unidades de educação profissional que começam a ser construídos na gestão da presidente atendem critérios técnicos de reparação de uma injustiça histórica de muitas décadas, que isolou populações do acesso à educação e ao conhecimento”, lembrou o ministro.

Acompanharam o prefeito Luiz Caetano em Brasília, os secretários da Educação, Luiz Valter de Lima e de Articulação com o Estado e União, Joelson Meira, o presidente da Câmara Municipal, vereador Zé de Elísio, os vereadores Téo Ribeiro (PT), José Marcelino (PT) e a coordenadora de Ensino Superior e Técnico do Município, Patrícia Souza. 

Slideshow | 3 fotos

Camaçari deve ter campus da Universidade Federal da Bahia em 2012

Mais Notícias

Drilha Junina promete muita animação na 1ª edição

Drilha Junina promete muita animação na 1ª edição

Vila da Cultura atrai centenas de pessoas e valoriza tradição junina

Vila da Cultura atrai centenas de pessoas e valoriza tradição junina

Festas juninas de Camaçari movimentam a economia e o turismo

Festas juninas de Camaçari movimentam a economia e o turismo

Pressione enter para começar a busca ou Esc para fechar a janela.

AFFPAY AFFPAY Signup AFFPAY Loginp AFFPAY Affiliates Terms AFFPAY Advertisers Terms AFFPAY Privacy Policy AFFPAY FAQ AFFPAY Contact us