Camaçari deve ampliar a oferta de vagas para cursos profissionalizantes

Iwwa Agência
Publicado 28/12/2010 12:12:08

A educação é uma das prioridades da administração municipal. Além de investir na educação básica, mais do que o mínimo preconizado pelo governo federal, a Prefeitura cria condições para impulsionar o ensino profissionalizante e superior no Município e, assim, possibilitar aos moradores uma melhor qualificação.

Desde 2007, a Prefeitura cede o local para o funcionamento dos cursos técnicos oferecidos pelo Instituto Federal da Bahia (IFBA) e ainda doou o terreno para que a instituição construa a sede na Cidade Técnico-Universitária (CTU), espaço que representa um importante passo para o avanço do ensino profissionalizante em Camaçari e vai reunir diversas instituições de ensino do Estado.

Em 2011, serão oferecidas 1.690 vagas pelo IFBA e Ceteb (Centro de Educação Tecnológica do Estado da Bahia) para os cursos técnicos de eletrotécnica, informática, petroquímica, química, segurança do trabalho, eletroeletrônica, eletromecânica e mecatrônica. Isso sem falar nas vagas a serem oferecidas pelo Senai (Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial) e Senac (Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial).

A oferta de cursos leva em consideração também a inserção no mercado de trabalho e, portanto, há um diálogo constante entre a Prefeitura, as instituições de ensino e a indústria, através do Cofic (Comitê de Fomento Industrial de Camaçari), no intuito de promover cursos que atendam a demanda do mercado.

Além dos cursos técnicos, o Município capacita os beneficiários do Bolsa Família com aulas profissionalizantes na área de construção civil. Ao todo, 1.080 pessoas foram capacitadas nos cursos de azulejista, montador de andaimes, montador de ferragens, encanador, pintor, reparador, eletricista e pedreiro do programa Próximo Passo.  

Slideshow | 2 fotos

Camaçari deve ampliar a oferta de vagas para cursos profissionalizantes

Mais Notícias

Boletim Epidemiológico de Camaçari – 6 de dezembro de 2021

Boletim Epidemiológico de Camaçari – 6 de dezembro de 2021

Camaçari tem selos Bandeira Azul renovados e hasteamento ocorre nesta terça (7/12)

Camaçari tem selos Bandeira Azul renovados e hasteamento ocorre nes...

Tranquilidade e organização marcam início da entrega dos cupons da Cesta de Natal na sede

Tranquilidade e organização marcam início da entrega dos cupons da ...

Pressione enter para começar a busca ou Esc para fechar a janela.