Camaçari desenvolve ações junto à juventude

Iwwa Agência
Publicado 18/01/2012 04:01:05

Camaçari está mobilizada na criação do Plano e do Conselho Municipal de Juventude, com o intuito de definir ações específicas para os jovens, que somam 53 mil pessoas, considerando a faixa etária de 15 a 29 anos. A tarefa de avaliar, debater, propor, articular e implementar políticas públicas para os jovens é da Coordenadoria da Juventude (Cojuv), criada em 2009.

Dentre as ações, a coordenadoria implementou o projeto Fala Jovem!, que se baseia na realização de consultas públicas para levantar as demandas do segmento. Até o momento, foram realizadas 12 edições do programa, que acontece nas escolas por todo o Município. A iniciativa atingiu um público de mais de 12 mil pessoas. Para o primeiro semestre deste ano, está previsto mais três edições do programa.

A coordenadoria também realizou três edições do Seminário de Políticas Públicas para a Juventude, com objetivo de apresentar e capacitar os gestores municipais sobre o assunto. Até o momento, mais de 300 profissionais foram habilitados.

Através do destaque nas ações da Cojuv, Camaçari teve a oportunidade de participar, juntamente com outros municípios da Região Metropolitana, das conferências estaduais e nacionais da juventude.

 ESTE ANO

Para março deste ano, a coordenadoria planeja realizar a quarta edição do Seminário de Políticas Públicas para a Juventude, para apresentar um balanço e uma avaliação das políticas já implantadas até então.

Está previsto também a criação da Reajuv (Rede de Atenção e Articulação de Políticas Públicas para a Juventude), que consiste na coleta de dados a respeito dos jovens do Município e, a partir daí, definir ações específicas para cada região.

Para o início do ano letivo, a Cojuv está programando, em parceria com a Seduc (Secretaria da Educação), a Campanha Grêmio Legal, que visa auxiliar e fomentar a criação de grêmios estudantis como órgãos fiscalizadores da gestão escolar.

De acordo com o coordenador da Juventude no Município, Pedro Azevedo, a intenção é de que, com a criação dos grêmios, os jovens passem a ser co-responsáveis pela permanente melhoria da educação.A Coordenadoria da Juventude está vinculada a Serin (Secretaria de Relações Institucionais).

Foto:

Mais Notícias

Bolsa Família Itinerante chega ao bairro Gravatá

Bolsa Família Itinerante chega ao bairro Gravatá

Mais de 45 escolas receberam melhorias nos últimos três meses

Mais de 45 escolas receberam melhorias nos últimos três meses

Readaptação e entusiasmo marcam volta às aulas da Pracinhas da Cultura

Readaptação e entusiasmo marcam volta às aulas da Pracinhas da Cultura

Pressione enter para começar a busca ou Esc para fechar a janela.