Durante abertura da 6ª Conferência Municipal das Cidades, iniciada na manhã desta quarta-feira (01/06), o prefeito Ademar Delgado falou sobre a importância do evento, que abordou o tema A Função social da cidade e da propriedade e o lema: Cidades inclusivas, participativas e socialmente justas. O primeiro reuniu mais de 250 pessoas, no auditório 4 da Cidade do Saber.
“Sempre busco incentivar a execução das melhorias que são previamente discutidas aqui na conferência”, enfatizou o prefeito Ademar Delgado. O secretário do Desenvolvimento Urbano, Djalma Machado, lembrou que Camaçari dispõe de um plano de alto nível de mobilidade urbana e que a conferência traz abordagens de extrema necessidade nos aspectos de habitação, saneamento, mobilidade urbana, erosão marinha e invasões desordenadas.
A conferência está dividida em quatro eixos temáticos, dos quais serão apresentadas cinco propostas na plenária, para selecionar três por eixo e apresentá-las na Conferência Estadual que acontece de 22 a 25 de novembro, em Salvador.
Os eixos trabalhados são Acessibilidade e mobilidade urbana, Habitação e espaços públicos, Saneamento e resíduos sólidos e Gestão territorial e plano diretor municipal.
Os delegados que representarão o Município na etapa estadual serão eleitos quinta-feira (02/06), último dia da Conferência Municipal das Cidades. Na ocasião, acontece ainda a eleição dos membros do Conselho Municipal da Cidade de Camaçari para o triênio 2017-2019.
O presidente do Conselho Municipal da Pessoa com Deficiência, Jailson Ferreira, 47 anos, destacou a importância da conferência, “Camaçari já avançou muito e tenho certeza de que vamos avançar ainda mais, para vermos o Município como cidade modelo em acessibilidade”, disse.
A 6ª Conferência Municipal das Cidades é realizada por meio da parceria entre a Prefeitura, através da Sedur (Secretaria do Desenvolvimento Urbano), e o Concidade (Conselho Municipal da Cidade de Camaçari).
PRESENÇAS
Estiveram presentes os secretários de Governo, Jailce Andrade, de Educação, Juipurema Sandes, da Administração, Lezineide Andrade, do Esporte e Lazer, Manoel Alves, da Saúde, Washington Couto, da Mulher, Suzana de Lima, e da Cidadania e Inclusão Social, Fernando Maia, além do superintendente do Trânsito e Transporte, Humberto Leite.
Também participaram da Conferência representantes dos movimentos sociais e populares, de entidades profissionais e acadêmicas, de ONGs, da Secretaria Estadual do Desenvolvimento Urbano e do Inema (Instituto de Meio Ambiente e Recursos Hídricos).
PROGRAMAÇÃO
14h – Acessibilidade e mobilidade urbana
Palestrante: Ricardo Mendanha Ladeira – engenheiro civil, diretor do Instituto Ruaviva.
14h20 – Debate
14h40 – Habitação e espaços públicos
Palestrante: Laila Mourad – doutora em Arquitetura e Urbanismo, mestre em Urbanismo
15h – Debate
15H20 – Saneamento e resíduos sólidos
Palestrante: Gabriela Vieira de Toledo Lisboa Ataíde – Engenheira Sanitarista e Ambiental, Mestre em Meio Ambiente, Águas e Saneamento, Doutoranda em Arquitetura e Urbanismo pela UFBA (Universidade Federal da Bahia) – UFBA.
15h40 – Debate
16h – Gestão territorial e plano diretor municipal
Palestrante: Lélia Maria dos Reis Dias – arquiteta-urbanista, especialista em Planejamento Urbano e Gestão de Cidades, ex-conselheira do ConCidades-BA
16h20 às 16h40 – Debate
Dia 2 de junho
8h30 às 12h – Grupos de trabalho (Auditórios 1, 2, 3 e 4)
Eixo temático 1 – Acessibilidade e mobilidade urbana
Facilitadora: Jemima Montenegro – arquiteta-urbanista (Prefeitura Municipal de Camaçari), pós-graduanda em Gestão Integrada da Qualidade, Saúde, Segurança do Trabalho e Meio Ambiente
Eixo temático 2 – Habitação e espaços públicos
Facilitador: Fabiana Oliveira – urbanista (Prefeitura Municipal de Camaçari), mestre em Engenharia Ambiental Urbana
Eixo temático 3 – Saneamento/resíduos sólidos
Facilitadora: Maressa Vieira – engenheira sanitarista, civil e ambiental (Prefeitura Municipal de Camaçari), pós-graduanda em Direito Público Municipal
Eixo temático 4 – Gestão territorial e plano diretor municipal
Facilitadora: Lélia Maria dos Reis Dias – arquiteta-urbanista e especialista em Planejamento Urbano e Gestão de Cidades, ex-conselheira do ConCidades-BA
12h às 13h – Almoço
13h às 14h – Plenária de aprovação das propostas prioritárias
14h às 17h – Plenária final
14h – Leitura e aprovação das moções
14h30 – Indicação dos delegados para a 6ª Conferência Estadual das Cidades
15h30 – Eleição dos membros do ConCidade de Camaçari, Gestão 2017 – 2019
17h – Encerramento / programação cultural