Camaçari debate até quinta-feira política antimanicomial

Iwwa Agência
Publicado 09/05/2008 04:05:29

Com o objetivo de lutar contra os manicômios e sensibilizar a população para sair em defesa da criação de novos modos de cuidar das pessoas com transtornos mentais, será realizada de segunda a quinta-feira (12 a 15/05), a 1ª Semana da Luta Antimanicomial de Camaçari, promovida pela Secretaria da Saúde (Sesau).

O movimento é nacional e envolve a comunidade, trabalhadores, usuários e familiares de pessoas portadoras de transtornos mentais. Segundo Ana Claudia Pimenta, supervisora municipal de saúde mental do Município, para que a sociedade possa conviver melhor com as diferenças e construir uma nova forma de compreender e lidar com a loucura, é necessário uma mudança cultural.

A programação tem início na segunda-feira, (12/05) com uma caminhada, a partir das 9h. A caminhada sai do Centro de Atenção Psicossocial de Buris de Abrantes (CAPS). Na terça-feira (13/05), as atividades seguem com a sessão na Câmara Municipal sobre Saúde Mental e Cidadania, às 9h.

As ações continuam na quarta-feira (14/05), das 9 às 16h, com oficina musical e atividades culturais, na Praça Abrantes. O movimento encerra na quinta-feira (15/05), com a realização de uma mesa redonda sobre a “Rede de saúde mental: desafios e Perspectivas – uma nova forma de cuidar Camaçari”, às 14h, na Cidade do Saber Professor Raymundo Pinheiro.

AÇÕES
A Prefeitura, através da Sesau, vem realizando atendimentos aos portadores de transtornos mentais no Caps de Buris de Abrantes e nas unidades de Saúde da Família (PSF) do Parque Florestal e Piaçaveira.
Este ano, a rede de saúde mental será ampliada com a implantação do Caps AD, que vai atender pessoas dependentes de álcool e outras drogas, com ações de prevenção, tratamento e redução de danos.

Outra novidade é a implantação do Consultório de Rua, uma unidade móvel com equipe multiprofissional, que prestará atendimento às pessoas que vivem nas ruas. A população vai contar também com o serviço de urgências psiquiátricas no Pronto Atendimento Nova Aliança, no Phoc II e, em breve, será implantado o Caps III, que vai compor a rede com atendimento 24 horas e leitos para acolhimento noturno.

Foto: Marina Silva

O Caps integra a rede de atendimento do Município -

Mais Notícias

Pracinhas da Cultura terá aulão de zumba em alusão ao Outubro Rosa

Pracinhas da Cultura terá aulão de zumba em alusão ao Outubro Rosa

Camaçari passa a marca de 200 mil vacinados com a 1ª dose contra a Covid

Camaçari passa a marca de 200 mil vacinados com a 1ª dose contra a ...

Bate-papo Literário Virtual acontece nesta terça (26/10)

Bate-papo Literário Virtual acontece nesta terça (26/10)

Pressione enter para começar a busca ou Esc para fechar a janela.