Camaçari da foto preta e branca ao 3×4 colorido

Iwwa Agência
Publicado 24/09/2009 05:09:19

Uma das pessoas mais conhecidas de Camaçari, o lambe-lambe Arlindo Valverde dos Santos, mais conhecido como “Passarinho”, se empolga quando fala do local onde nasceu há 73 anos.

Orgulhoso da profissão que abraçou, foi o primeiro a tirar fotos 3 X 4 dos moradores da cidade, na Praça Desembargador Montenegro, através da lente de uma antiga máquina, que só fotografava em preto e branco. Com o passar do tempo às mudanças foram acontecendo e as cores aparecendo.

Segundo “Passarinho”, há 60 anos o Município era pequeno, cercado de árvores, poucas casas, um mercado velho e uma pequena pracinha onde brincava com os amigos e a luz era desligada às 22h.

Começou o trabalho de lambe-lambe graças ao antigo prefeito José Evaristo Veiga, que proporcionou um curso prático de quatro dias em Salvador.

As mudanças tiveram início quando começou a fazer fotos para o fichário dos funcionários do Pólo Petroquímico. De acordo com seu “Passarinho”, a procura foi aumentando devido ao crescimento e a evolução da cidade com a chegada de milhares de pessoas.

Com o trabalho, sustentou a família, composta de 5 filhos e 5 netos, construiu a casa onde mora, no Phoc 2 e vive muito feliz com as transformações que aconteceram durante este tempo. Para ele “Camaçari é o melhor lugar para se morar”.

Hoje, a fotografia continua fazendo parte da sua vida de uma forma diferente, com mais cor. Ele trabalha em uma banca no Centro Comercial e em casa.

Nos finais de semana, seu Arlindo se diverte com a família na praça Abrantes, que considera o cartão postal de Camaçari e na Cidade do Saber Professor Raymundo Pinheiro. “Nunca pensei que o lugar onde era um matagal antigamente se transformasse na maravilha que é, beneficiando as pessoas carentes”.

O lambe-lambe diz que se sente um milionário por ter conseguido tudo o que possui, graças à cidade onde mora, que ofereceu as oportunidades que teve. “De Camaçari não saio por nada, só para o cemitério”.

Foto: Nelinho Oliveira

O fotógrafo Arlindo Passarinho em dois momentos -

Mais Notícias

2ª edição do projeto Homens Reflexivos é marcado por palestra sobre violência contra a mulher

2ª edição do projeto Homens Reflexivos é marcado por palestra sobre...

II Fórum PcD reuniu diversos segmentos de Camaçari para debater inclusão

II Fórum PcD reuniu diversos segmentos de Camaçari para debater inc...

Missa, cortejo e apresentações culturais marcam o Dia das Baianas de Acarajé

Missa, cortejo e apresentações culturais marcam o Dia das Baianas d...

Pressione enter para começar a busca ou Esc para fechar a janela.

AFFPAY AFFPAY Signup AFFPAY Loginp AFFPAY Affiliates Terms AFFPAY Advertisers Terms AFFPAY Privacy Policy AFFPAY FAQ AFFPAY Contact us