Camaçari cria Conselho do Meio Ambiente

Iwwa Agência
Publicado 30/06/2009 02:06:34

Camaçari passa a ter autonomia na gestão da política de meio ambiente, com a implantação do Conselho Municipal (COMAM).

O ato confere à cidade a adesão ao Programa Nacional de Gestão Compartilhada. Os conselheiros foram empossados na manhã de terça-feira (30/06), pelo Prefeito Luiz Caetano.

Com a adesão ao programa federal, a responsabilidade pelo licenciamento do impacto ambiental fica a cargo do Município.

O Conselho soma a criação do Fundo do Meio Ambiente e Legislação Ambiental de Camaçari. “Recebemos do Instituto do Meio Ambiente (IMA) do Estado autonomia para gestão das ações relacionadas à área”, diz José Cupertino, secretário do Desenvolvimento Urbano (Sedur), que também preside o Conselho.

Logo após tomar posse, José Cupertino garantiu normalizar a exploração de jazidas minerais e preservar os manguezais e dunas, alvos constantes de ocupação irregular.

Na ocasião, o secretário informou que finaliza o Código de Polícia Administrativa, dentro de 30 dias. O documento, que está em processo de elaboração, determina as penalidades a serem aplicadas contra quem comete infrações ambientais.

Durante a cerimônia, o prefeito Luiz Caetano destacou a importância de garantir o desenvolvimento sustentável do Município e pediu total empenho da Secretaria quanto à fiscalização das ocupações em áreas de preservação ambiental.

“Esse é um momento inédito para Camaçari, pois contribui para que a cidade cresça de forma sustentável. Hoje, com o processo de qualificação do Município, a população está mais satisfeita e feliz”, observou o prefeito Caetano, ao citar as novas obras a serem executadas e o projeto de construção de mil moradias para população de baixa renda.

Emocionado, o prefeito anunciou que no dia 10 de agosto, em Billund, Dinamarca, a Lego Education confere ao Município o Prêmio Internacional de Inovação em Educação. Camaçari é a primeira cidade brasileira a receber o troféu, que reconhece as melhores práticas de gestão em educação.

CONSELHO
O Conselho Municipal do Meio Ambiente é formado por 48 membros, sendo 24 titulares e 24 suplentes. As representações compõem o poder público, sociedade civil, associação de moradores, sindicatos, entidades científicas, além de membros dos setores da indústria, agricultura, pesca, comércio e serviços.

O COMAM é responsável pela gestão do Fundo Municipal do Meio Ambiente. A verba, proveniente de recursos orçamentário, doações, taxas e multas recolhidas, é gerida pela Secretaria da Fazenda de Camaçari (Sefaz).

O estatuto que gerencia a entidade vai ser votado pelos conselheiros no próximo dia 7. O encontro está marcado para ocorrer às 9h, na Sedur.

“A partir de então, a vida em sociedade vai ser vista não apenas sob a ótica econômica, pois o meio ambiente passa a ser peça fundamental no desenvolvimento da cidade”, opina Oscar Baccino, diretor de comunicação da Organização não-Governamental SOS Rio Capivara.

Slideshow | 2 fotos

Camaçari cria Conselho do Meio Ambiente

Mais Notícias

Camaçari foi finalista nacional na categoria Sala do Empreendedor pelo Sebrae

Camaçari foi finalista nacional na categoria Sala do Empreendedor p...

SOMA promove palestra sobre diversidade na Ambev

SOMA promove palestra sobre diversidade na Ambev

Vacinação contra Covid continua nesta quarta (29) para todas as doses e públicos

Vacinação contra Covid continua nesta quarta (29) para todas as dos...

Pressione enter para começar a busca ou Esc para fechar a janela.

AFFPAY AFFPAY Signup AFFPAY Loginp AFFPAY Affiliates Terms AFFPAY Advertisers Terms AFFPAY Privacy Policy AFFPAY FAQ AFFPAY Contact us