Camaçari continua campeã de exportação da Bahia

Iwwa Agência
Publicado 17/01/2012 04:01:23

Camaçari é, entre os municípios baianos, o que mais exportou e importou produtos em 2011, se consolidando na liderança. O Município, que responde sozinho por 22,28% das exportações da Bahia, é também referência no Nordeste. No último ano, as exportações foram de US$ 2,33 bilhões e as importações chegaram a US$ 3.23 bilhões.

Dentre os produtos que mais impulsionaram as exportações em 2011 estão os pigmentos químicos, alguns com crescimento de 598,61%, pneus novos para ônibus e caminhões, com 352,18% de aumento, e álcool láurico (álcool graxo industrial), com 83% de crescimento.

Já as importações foram impulsionadas pela compra do derivado de petróleo nafta, utilizado principalmente como matéria-prima da indústria petroquímica, com alta de 649,20%, e de outros produtos primários da indústria química e automotiva.

Com a expressiva atração de empresas, a previsão é de que Camaçari volte a apresentar substancial crescimento nas importações e exportações em 2012, superando mais uma vez os índices apresentados pelos demais municípios baianos.

Somente nos últimos seis meses, Camaçari atraiu, dentre outras fábricas, a montadora Jac Motors, o complexo acrílico Basf, a usina Arembepe Energia, a empresa de energia eólica Alstom e a química Peroxy Bahia.

Este ano, já estão confirmadas outras indústrias para o Município, a exemplo da Duroline Tec, Kimberly–Clark, Wacker Química e Torres do Brasil Energia Eólica.

A cadeia de produção industrial de Camaçari oferece, sozinha, mais de 35 mil postos de trabalho. Com a chegada de novas fábricas, o setor de serviços, inevitavelmente, será impulsionado.

Foto: Cofic

Polo cresce com a chegada de novas empresas -

Mais Notícias

Praça e Campo Pedro Tudão é entregue em clima de festa  

Praça e Campo Pedro Tudão é entregue em clima de festa  

Vacinação contra Covid continua em Camaçari nesta terça (24)

Vacinação contra Covid continua em Camaçari nesta terça (24)

Sedap realiza 6ª compra do PAB nesta terça (24/5)

Sedap realiza 6ª compra do PAB nesta terça (24/5)

Pressione enter para começar a busca ou Esc para fechar a janela.