Camaçari contará com R$ 35 milhões para construção de 9 poços na sede

Iwwa Agência
Publicado 14/01/2011 12:01:53

Dentro dos recursos a serem disponibilizados no Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) 2, Camaçari será beneficiada com R$ 35 milhões para a ampliação do abastecimento de água na sede.

Agora, o projeto encontra-se em fase de aprovação pela Caixa e, na seqüência, acontece a abertura da licitação. Até março, o Município vai atender a necessidade de água na sede.

O investimento foi resultado de um estudo realizado pela Embasa (Empresa Baiana de Águas e Saneamento) para avaliar a necessidade de água na cidade. Após a conclusão do estudo, foi feito um projeto e enviado para aprovação do governo federal.

De acordo com o gerente da Unidade Regional de Camaçari, José Moreira, com o investimento será possível ampliar a oferta de água na sede e garantir o abastecimento para os próximos 20 anos. Atualmente, existe um reservatório e, com o projeto, serão construídos outros dois.

O projeto prevê também a perfuração de 9 novos poços, cada um com capacidade de fornecer, em média, 120 mil litros de água por hora. Até março, dois deles entram em operação, com isso, a necessidade atual de água no Município fica estabilizada. Os outros 7 poços restantes serão utilizados na medida em que cresça a demanda. Atualmente, a sede do Município conta com 7 poços perfurados.

Para acelerar a iniciativa, a Embasa, com base no projeto, deu início às obras. No momento, estão sendo beneficiados os locais que receberão empreendimentos do programa federal Minha Casa, Minha Vida.  

O abastecimento de água na sede divide o Município em quatro partes. Para que todas as residências sejam atendidas satisfatoriamente, o fornecimento é feito de forma fracionada, através de manobras. Os bairros são atendidos individualmente, uma vez que o volume de água produzido não tem capacidade de atender toda a sede de uma única vez.

ORLA

A Embasa está realizando um projeto para atender a orla. Atualmente, acontece um estudo técnico com todos os novos empreendimentos a serem implantados e as respectivas localidades, para que seja avaliada a necessidade da água e o local de onde será retirada.

A iniciativa vai atender a orla de Camaçari, Subaúma, Baixios, Mata de São João e Conde.

Foto: Nelinho Oliveira

Hoje existem 7 poços perfurados na sede municipal -

Mais Notícias

Boletim Epidemiológico de Camaçari – 5 de dezembro de 2021

Boletim Epidemiológico de Camaçari – 5 de dezembro de 2021

Apresentação de coral, prevista para este domingo (5), foi cancelada

Apresentação de coral, prevista para este domingo (5), foi cancelada

Confira o calendário da semana de 6 a 10/12 para vacinação contra Covid em Camaçari

Confira o calendário da semana de 6 a 10/12 para vacinação contra C...

Pressione enter para começar a busca ou Esc para fechar a janela.