Camaçari completa 264 anos de emancipação política com grande celebração cívica

ASCOM
Publicado 28/09/2022 12:09:11

A comemoração pela chegada dos 264 anos de emancipação política de Camaçari contou com toda a beleza, alegria e encantamento prenunciados durante todo o mês de setembro. A manhã desta quarta-feira (28/9) conseguiu o feito de concentrar muitas celebrações em uma só, resultando num coro carregado de gratidão. A população encheu a Avenida 28 de Setembro, protagonizando, junto aos cerca de 2.400 estudantes da rede pública municipal, uma grande aclamação à cidade e a tudo que ela representa. 

Após dois anos sem o tradicional desfile cívico no aniversário da cidade, o retorno do evento trouxe, como a um estandarte, a consolidação de uma das maiores esperanças nutridas durante as fases mais agudas da pandemia: superar o isolamento social e voltar a celebrar a vida e o orgulho de ser camaçariense de forma pública e compartilhada. Para além da motivação essencial, Camaçari celebra múltiplos avanços, através de cada serviço prestado, cada melhoria implementada, cada inovação concebida nos últimos anos, mesmo em contextos desfavoráveis e desafiadores.

Muitos desses avanços ocorreram na área de educação e esse saldo positivo pôde ser comprovado ao longo da avenida, com os milhares de estudantes apresentando uma mostra de tudo que aprenderam e vivenciaram ao longo do ano letivo. A secretária da Educação, Neurilene Martins, falou sobre as mensagens e reflexões que os alunos levaram para o centro da cidade. “São performances e figurinos inspirados na gratidão, no orgulho de pertencer a este lugar e no instinto de cuidar e proteger tanto a história quanto o futuro, através de atitudes conscientes no presente”, descreveu.

Iasmim West, de 14 anos, aluna da Escola Municipal Professor Luís Rogério de Souza, falou do quanto se sente feliz e orgulhosa por Camaçari ter superado a meta no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb), o que ela inclui entre os motivos para comemorar essa data. “O Luís Rogério obteve a maior pontuação na avaliação dos anos finais entre as demais unidades de ensino de Camaçari. Pra completar, hoje, a nossa escola também está fazendo aniversário, completando 41 anos. O orgulho de ser camaçariense se mistura ao orgulho de ser ‘rogeriana’, como costumamos nos referir. Não faltam motivos para comemorar”. Opinião semelhante tem a estudante da Escola Municipal Félix Joaquim de Moraes, Sophya Souza, de 9 anos. “É a primeira vez que participo e estou muito feliz. Dia de aniversário é dia de festa e nossa festa está muito linda”, avaliou.

O orgulho de ser camaçariense também era evidente nas manifestações do público presente, como a moradora do Jardim Brasília, Andressa Martins, 21 anos, que trouxe o filho Davi Miguel, de 2 anos, para o seu primeiro desfile cívico de aniversário do município. “Também trouxe minha mãe, minha tia e meus primos. Viemos celebrar, porque estamos felizes por viver nesta cidade acolhedora, que se preocupa com a educação das nossas crianças, que sempre nos apresenta algo novo. Por tudo isso, Camaçari está de parabéns” afirmou.

A celebração contou com a participação de 12 unidades públicas de ensino – as escolas municipais do Natal, Normal, Joana Angélica, Neuza Menezes Barreto, Professora Laurita Souza Ribeiro, Helena Celestino Magalhães, Professor Luís Rogério de Souza, Félix Joaquim de Moraes, Edivaldo Machado Boaventura, o Colégio Municipal São Tomaz de Cantuária, o Centro Integrado de Educação Infantil (CIEI) Verdes Horizontes e o CAIC Especial.

O evento também foi abrilhantado pela participação das bandas marciais e fanfarras; grupos culturais; alas das secretarias da Saúde (Sesau), da Cultura (Secult), do Desenvolvimento Social e Cidadania (Sedes), e do Esporte, Lazer e Juventude (Sejuv); além das apresentações do Exército Brasileiro, da Sociedade Filarmônica 28 de Setembro, do Tiro de Guerra, do Corpo de Bombeiros, da Defesa Civil, do Juizado da Infância e Juventude, do Centro de Convivência da Pessoa Idosa (Conviver), do Clube dos Desbravadores, entre outras instituições.

Mais Notícias

Idosos do Conviver têm manhã com música e muita animação

Idosos do Conviver têm manhã com música e muita animação

Decreto regulamenta comercialização através de food trucks em Camaçari

Decreto regulamenta comercialização através de food trucks em Camaçari

Prefeitura institui o Camaçari Mais Colorida

Prefeitura institui o Camaçari Mais Colorida

Pressione enter para começar a busca ou Esc para fechar a janela.

AFFPAY AFFPAY Signup AFFPAY Loginp AFFPAY Affiliates Terms AFFPAY Advertisers Terms AFFPAY Privacy Policy AFFPAY FAQ AFFPAY Contact us