A Paróquia do Divino Espírito Santo, localizada em Vila de Abrantes, encerrou no último final de semana as comemorações em homenagem aos 450 anos da igreja. A missa, realizada domingo (06/07), foi presidida pelo arcebispo primaz do Brasil, Dom Geraldo Majella.
A celebração contou a encenação de 17 de jovens, que representaram padres jesuítas que passaram pela igreja entre 1558 e 1757. No momento, os fiéis também participaram da formatura de 40 crismandos.
Os religiosos se comoveram durante toda a missa. Arlita Pereira, membro do coral da igreja, disse estar muito feliz com a comemoração. A paróquia do Divino Espírito Santo é a segunda mais antiga do Estado. As comemorações começaram dia 3 de julho.
HISTÓRIA
O nome da paróquia foi dado pelos padres João Gonçalves e Antonio Rodrigues, que em 1558 vieram na expedição comandada pelo 1° Governador Geral do Brasil, Tomé de Souza.
A Aldeia do Espírito Santo, primeiro nome de Vila de Abrantes, foi uma das primeiras regiões a receber colonizadores. A aldeia abrigou autoridades que haviam fugido de Salvador após a investida holandesa. O local tornou-se centro de resistência, sendo convertida em acampamento militar.

Missa foi presidida pelo cardeal Dom Geraldo Majella -