Camaçari comemora o 7 de setembro, data da Independência do Brasil, com a realização de dois desfiles cívicos, reforçando a cidadania e a cultura local. Com o tema A Escola como Ambiente de Aprendizagem, as festas acontecem na Gleba E, às 9h e em Parafuso, às 15h.
Na Gleba E, será realizado o hasteamento da bandeira, ao som do hino nacional tocado pela Filarmônica 28 de Setembro, seguida do desfile do Tiro de Guerra, Bamuca, e as fanfarras Fanesp, Fanesc e Fanesva.
Cerca de 1.500 alunos de 7 escolas municipais e 5 particulares e cerca de 600 professores participam do desfile na sede. Dividido em várias alas, com temas como meio ambiente, clássicos literários, as fases da criança e do adolescente, e educação integral, o desfile será encerrado pelo grupo de cavaleiros da Gleba E.
PARAFUSO
Às 15h, a segunda festa cívica tem início em Parafuso, saindo da Rua Marechal Floriano Peixoto até o Largo 2 de Julho. A abertura será feita pela Bamuca e contará com a participação 556 alunos e 50 professores das escolas municipais Conceição de Maria e Eustáquio Alves de Santana.
Em seguida, desfilam integrantes da Associação Social Paraíso, Aflocam (Associação dos Floricultores de Camaçari), Amepe (Associação de Moradores de Parafuso). O desfile no distrito de Parafuso será encerrado com a apresentação do grupo folclórico local Boi Janeiro.
De acordo com a Secretaria de Educação (Seduc) o significado dos 187 anos da Independência do Brasil, a serem completados este ano, é trabalhado pelos professores em sala de aula para promover uma reflexão que a data traz aos estudantes, através da compreensão das lutas e conquistas dos cidadãos.

Desfile na sede reúne 1.500 estudantes de 12 escolas -