Camaçari comemora 253 anos de emancipação política nesta quarta (28)

Iwwa Agência
Publicado 27/09/2011 10:09:56

O desfile cívico em comemoração a emancipação política de Camaçari tem um público fiel, que não abre mão de participar da festa de aniversário da cidade e render homenagens ao Município, que completa 253 anos nesta quarta-feira (28/09).

O evento acontece na avenida 28 de Setembro, na sede do Município, às 8h30,  e será aberto com o hasteamento das bandeiras do Brasil, da Bahia e de Camaçari.

Escolas municipais e fanfarras dão um show de criatividade e de forma muito singular apresentam um belo espetáculo visual. Com o tema Seduc – Cuidando das Crianças para salvar o planeta, cerca de 2.100 alunos de 15 unidades de ensino irão desfilar e expor os trabalhos desenvolvidos nas escolas. Também participam seis fanfarras do Município.

A festa de aniversário foi aberta no dia 18 deste mês, com o tradicional desfile em Vila de Abrantes.

 VILA DE ABRANTES

A história da ocupação do território de Camaçari remete aos primeiros anos da colonização, quando, em 1558, os padres jesuítas que reuniam índios das aldeias tupinambás criaram a Aldeia do Divino Espírito Santo. O grupo ficava instalado em uma capela de taipa, às margens do rio Joanes, sob o comando do padre João Gonçalves e o irmão Antônio Rodrigues.

Após a expulsão dos jesuítas, a aldeia passou à categoria de Vila por provisão do conselho Ultramarino Alvará Régio, de 27 de setembro de 1758, denominando-se Vila Nova do Espírito Santo de Abrantes – Vila de Abrantes. 

A primeira composição administrativa (municipal) de Vila de Abrantes (sede) abrangia os distritos de Abrantes, Monte Gordo e Ipitanga (atual Lauro de Freitas). A Lei Municipal de 22 de março de 1920 criou o distrito de Camaçari, com território desmembrado de Abrantes.

Em 1938 é restituído o nome Camaçari, agora ampliado para todo o Município, mantendo-se os nomes das localidades Vila de Abrantes, Monte Gordo e Parafuso. Hoje, Camaçari é um dos municípios mais importantes da Bahia, sede do maior complexo industrial integrado da América Latina e dono de um dos mais ricos e diversificados ecossistemas do país.

Slideshow | 2 fotos

Camaçari comemora 253 anos de emancipação política nesta quarta (28)

Mais Notícias

Secult se reúne com agentes culturais em visita à Lagoa da Paz

Secult se reúne com agentes culturais em visita à Lagoa da Paz

Observatório de Dados é lançado pela Secult

Observatório de Dados é lançado pela Secult

Gestoras se reúnem para dialogar sobre o Horto Florestal

Gestoras se reúnem para dialogar sobre o Horto Florestal

Pressione enter para começar a busca ou Esc para fechar a janela.