Nesta quinta-feira (01/09), em Camaçari, é comemorado o Dia Municipal de Combate ao Álcool e Outras Drogas. Para celebrar a data foi realizada várias atividades na praça Desembargador Montenegro, no centro da cidade.
Promovida pelo Comad (Conselho Municipal de Políticas sobre Drogas), em parceria com as secretarias da Saúde e do Desenvolvimento Social de Camaçari, a ação teve início com apresentações de teatro, dança, hip hop, declamação de poesias, além da distribuição de materiais educativos e preservativos.
As atividades, segundo a presidente do Comad, Michelle Stolze, visam conscientizar a população sobre os danos causados à saúde pelo consumo abusivo de álcool e outras drogas. Durante o evento, foram distribuídos também panfletos com informações sobre os tratamentos disponíveis na rede de saúde do Município.
A idéia de comemorar o Dia Municipal de Combate ao Álcool e Outras Drogas chamou a atenção da professora Elisângela Oliveira. Segundo ela, a ação atinge um número maior de pessoas, que “muitas vezes não toma uma atitude por falta de informação”.
Seguindo os preceitos da política de Redução de Danos, do Ministério da Saúde, a Sesau (Secretaria Municipal da Saúde) presta assistência e acompanhamento aos usuários e familiares, com serviços de psicologia, terapia ocupacional, assistência social, psiquiatria e atendimento ambulatorial.
O atendimento é realizado no Cesme (Centro de Especialidades em Saúde Mental), na Avenida Leste, nº 09, no bairro Novo Horizonte.
As atividades desta quinta tiveram apoio do Cres (Centro de Referência de Especialidades em Saúde) de Camaçari e das ONGs Viva a Vida e Cervir (Comunidade Terapêutica), do Pronasci e do GAEEC (Grupo de Arte-Educação, Esporte e Cultura) de Salvador.