Camaçari assina acordo nacional anti-drogas

Iwwa Agência
Publicado 05/02/2010 11:02:22

A Prefeitura deu mais um passo no trabalho de combate aos entorpecentes em Camaçari, com a assinatura do Plano de Ações Integradas na Prevenção ao Uso de Drogas e Violência. A cerimônia foi realizada na tarde desta sexta-feira (05/02), na Fundação Luís Eduardo Magalhães, em Salvador. Na ocasião, foram entregues também os certificados para os educadores capacitados para atuar no projeto.

Ana Cristina de Souza, professora da escola municipal de Barra do Jacuípe, foi porta-voz dos formandos. “Participar da iniciativa é uma oportunidade que temos que agarrar com unhas e dentes, até para saber como trabalhar com os jovens e famílias que precisam de ajuda”. Durante a capacitação, ela desenvolveu um projeto para combater a violência na escola.

Em Camaçari, o trabalho contra a violência vem sendo desenvolvido através dos projetos do Programa Nacional de Segurança Pública com Cidadania (Pronasci), Mulheres da Paz e Protejo.

Maria Cristina dos Santos Bispo é uma das integrantes do Mulheres da Paz, responsável por resgatar os jovens em situação de vulnerabilidade social e inseri-los ao Protejo, que atende pessoas como Cristiano Silva, morador do bairro Phoc 3. Ele participa do projeto desde maio do ano passado e acredita na eficácia da ação.

Em Camaçari, as ações abrangem também o atendimento na área da saúde, a exemplo de assistência a dependentes de álcool e demais drogas, através do Centro de Especialidades em Saúde Mental do Município.

No caso do plano assinado hoje, as três esferas do governo (federal, estadual e municipal) se comprometem a atuar nas frentes: mobilização, capacitação e tratamento e reinserção social. Camaçari, inclusive, apresentou as propostas de intervenção em cada uma das frentes.

O convênio garante também que os municípios participantes tenham prioridade em relação aos recursos federais e estaduais destinados ao combate à violência e prevenção às drogas.

Participaram da solenidade, o prefeito Luiz Caetano, o governador Jaques Wagner, o coordenador de Relações Institucionais do Pronasci, Celso Toscano Paz, o ministro de Estado, chefe do Gabinete de Segurança Institucional da Presidência da República, Jorge Armando Feliz, o secretário Nacional de Políticas Sobre Drogas, Paulo Roberto Uchoa, o secretário estadual de Justiça, Cidadania e Direitos Humanos, Nelson Pellegrino, o procurador geral de Justiça da Bahia, Lidivaldo Britto, o secretário de Segurança Pública da Bahia, Cesar Nunes, a prefeita de Lauro de Freitas, Moema Gramacho, o prefeito de Simões Filho, Eduardo Alencar, e o vice-prefeito de Salvador, Edvaldo Brito.

Slideshow | 2 fotos

Camaçari assina acordo nacional anti-drogas

Mais Notícias

Concessão da Rodoviária e estudo de zona azul são temas de reunião

Concessão da Rodoviária e estudo de zona azul são temas de reunião

Café Filosófico Oluwo virtual reuni profissionais de educação

Café Filosófico Oluwo virtual reuni profissionais de educação

Prefeitura decreta recesso para o funcionalismo público no fim do ano

Prefeitura decreta recesso para o funcionalismo público no fim do ano

Pressione enter para começar a busca ou Esc para fechar a janela.