Camaçari amplia a formação das entidades

Iwwa Agência
Publicado 10/06/2010 12:06:05

O trabalho de mobilização para criação dos Conselhos Locais de Saúde segue em ritmo acelerado em Camaçari. O Município já conta com cinco entidades formadas, quatro prestes a serem empossados e cinco em processo de instalação.  

Sexta-feira (11/06), às 9h, está marcada a eleição da equipe dos profissionais da Unidade de Saúde da Família (USF) do bairro do Phoc 3, além de uma reunião com a comunidade local, às 14h. Os encontros serão na USF.

A Gleba E, Verdes Horizontes, Lama Preta, Gravatá e Santo Antônio foram os primeiros bairros a formarem os Conselhos. No caso de Areias, Vila de Abrantes, Cajazeiras de Abrantes e Parque Verde, os conselheiros eleitos esperam, apenas, a cerimônia de posse.

Outras cinco localidades estão em processo de criação, os bairros Dois de Julho, Phoc 3, Novo Horizonte, além de Vila de Abrantes e Monte Gordo.

No dia 14/06, às 14h, na USF do bairro Novo Horizonte, será marcado o dia eleição e a escolha dos representantes da comunidade que irão disputar as vagas do Conselho Local de Saúde.

O pleito eleitoral dos trabalhadores da Unidade Básica de Saúde (UBS) de Monte Gordo acontece no dia 16/06, às 9h, e, às 14h, o primeiro encontro com a comunidade de Vila de Abrantes.

As reuniões serão realizadas nas unidades de saúde das localidades. Já a eleição dos usuários da USF do bairro Dois de Julho está prevista para o dia 18/06, das 8h às 16h.

Para a assessora técnica da Secretaria Municipal da Saúde (Sesau), Soane Almeida, a intenção é que, no próximo ano, todas as unidades tenham a colaboração de um Conselho Local. A expectativa da assessora é que, até setembro, o Município tenha ao menos 19 Conselhos formados.

Os Conselhos Locais representam uma forma de democratização do poder, através do qual a comunidade participa e contribui com a administração pública.

Os conselheiros desempenham um papel fundamental no controle social dos serviços de saúde e têm a obrigação de fiscalizar, planejar e acompanhar as ações do posto de saúde, assim como propor ações e mudanças na unidade.

Foto: Carol Garcia

Conselho garante maior participação popular -

Mais Notícias

Elinaldo entrega Praça e Campo para moradores do Bosque do Guaraípe em Barra do Jacuípe

Elinaldo entrega Praça e Campo para moradores do Bosque do Guaraípe...

Período de rematrícula em equipamentos da Secult acontece em janeiro

Período de rematrícula em equipamentos da Secult acontece em janeiro

Há uma década instalado em Camaçari, 10º GBM e Prefeitura mantêm importante parceria

Há uma década instalado em Camaçari, 10º GBM e Prefeitura mantêm im...

Pressione enter para começar a busca ou Esc para fechar a janela.

AFFPAY AFFPAY Signup AFFPAY Loginp AFFPAY Affiliates Terms AFFPAY Advertisers Terms AFFPAY Privacy Policy AFFPAY FAQ AFFPAY Contact us